quinta-feira, 28 agosto, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Jogo dos contrastes

04/02/2019
in Santos FC

O Ituano é um adversário que provoca sentimentos antagônicos nos santistas. Impossível não se regozijar com a lembrança da histórica goleada de 9 a 1, em 2010, no Pacaembu, mas também causa alguma depressão recordar o título perdido, no mesmo estádio, quatro anos depois, na maldita disputa de pênaltis. Bem, com a palavra o nosso Centro de Memória.

9 a 1, e sem Neymar e Robinho

Gabriel Pierin, do Centro de Memória

Santos e Ituano se enfrentam neste domingo, às 19 horas, no estádio Novelli Júnior, em Itu, pelo Campeonato Paulista. O início de temporada do Santos é plenamente favorável e se depender do histórico contra o time de Itu, o Peixe tem tudo para sair vencedor e avançar na competição.

Foram realizados 31 confrontos entre as duas equipes, com ampla supremacia santista: 19 vitórias, nove empates e apenas três derrotas. O Santos marcou 62 gols no time do Interior e sofreu 26. Mesmo se considerarmos apenas os jogos em Itu, o Alvinegro Praiano mantém a hegemonia, com seis vitórias e apenas duas derrotas.

A maior goleada do time de Vila Belmiro sobre o Ituano ocorreu em 2010, ano em que o Santos terminou com o título do Campeonato Paulista. Nessa partida, válida pela 15ª rodada da competição, o Alvinegro reassumiu a liderança e ficou ainda mais perto da vaga para a semifinal.

O jogo aconteceu no Pacaembu e o público de 10.005 pagantes nem chegou a se acomodar em seus assentos quando surgiu o primeiro gol. Porém, quem marcava logo no primeiro minuto era João Leonardo, do time interiorano.

Contudo, mesmo sem Neymar e Robinho, o Santos não se abateu. Aos 14 minutos veio o empate, com André. Na sequência, Ganso sofreu falta dura de Carlos Eduardo. O segundo cartão amarelo resultou na expulsão do adversário. Na sequência, Madson cobrou a falta e o próprio Ganso cabeceou para o gol, desempatando o jogo.

André fez o terceiro aos 39 minutos e, já nos acréscimos da primeira etapa,veio um bonito gol de Madson, que se livrou de dois marcadores antes de finalizar. A vantagem de 4 a 1 parecia definitiva, mas o Santos não se acomodou.

Aos 10 minutos do segundo tempo Madson ampliou. O sexto gol veio com Maikon Leite, que havia entrado no lugar de Arouca. Ele recebeu o cruzamento e bateu de primeira. Paulo Henrique Ganso fez o sétimo ao receber belo passe e se livrar do zagueiro.

No oitavo, Zé Eduardo, o Zé Love, chutou fraco mas o goleiro Saulo falhou, para delírio e gozação da torcida (Saulo tinha jogado no Santos e deixado uma imagem ruim junto aos torcedores).

Por fim, já nos acréscimos, Saulo derrubou Maikon Leite na área e foi expulso. Na cobrança, André marcou o nono, na maior goleada santista sobre o adversário.

Santos e Ituano – Estatísticas oficiais 

Por Guilherme Guarche e Gabriel Santana, do Centro de Memória

Até hoje o Santos já enfrentou o Ituano em 31 oportunidades, com 19 vitórias, nove empates e três derrotas; 62 gols marcados e 26 sofridos.

Pelo Campeonato Paulista jogaram 28 vezes, com 17 vitórias santistas, oito empates e três derrotas, 56 gols a favor e 25 contra.

Em Itu pelo Campeonato Paulista foram 12 partidas, com seis vitórias do Santos, quatro empates e duas vitórias do Ituano; 17 gols do Santos e 12 do Ituano.

Artilheiros santistas do confronto

1 – Guga, 6 gols.
2 – Paulinho McLaren, 4 gols.
3 – André e Cícero, 3 gols. 

Pelé jamais enfrentou o Ituano

Explicação: a primeira partida entre ambos ocorreu em 1954, quando o Rei do Futebol ainda não tinha chegado à Vila Belmiro, e a segunda só foi jogada em 1988, quando Pelé já tinha se aposentado.

Primeiro jogo vai fazer 65 anos

Era uma terça-feira, 23 de fevereiro de 1954, quando o Santos recebeu o Ituano na Vila Belmiro, para um amistoso. O técnico italiano Giuseppe Ottina, que assumira o posto no lugar de Antoninho, preparava a equipe para a temporada. Esse primeiro encontro teve arbitragem de Pedro Calil.

O italiano Ottina escalou o Alvinegro Praiano com Luiz,  Hélvio e Feijó; Gueguê, Urubatão (depois Cássio) e Zito (Toninho); Boca (Paulinho), Walter, Álvaro (Naldo), Vasconcelos (Fernando) e Tite (Carlinhos). O Ituano jogou com Mão de Onça, Irênio e Tati; Fioti, Falco e Mário; Carneiro, Nélson, Edson, Carrega e Mickey.

O Santos, que um mês depois partiria para sua primeira viagem internacional, para a Argentina, venceu o Ituano por 4 a 1, com dois gols de Álvaro, um de Urubatão e um de Paulinho. Edson marcou para o time do Interior.

Fonte: www.santosfc.com.br/jogo-dos-contrastes

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
  • Clique para imprimir(abre em nova janela) Imprimir
  • Tweet
  • Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram
  • Clique para compartilhar no Threads(abre em nova janela) Threads

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.