terça-feira, 8 julho, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Suposto suicídio cometido no Urso Branco chama a atenção para 4ª morte no sistema prisional desde a intervenção da Polícia Militar

18/02/2019
in Polícia, Rondônia

O suposto suicídio cometido pelo presidiário Ailton de Souza Ramos nas dependências da Casa de Detenção José Mário Alves da Silva, o Urso Branco, no último domingo (17), chama a atenção para a 4ª morte ocorrida dentro do sistema penitenciário desde a intervenção administrativa da Polícia Militar (PM/RO) decretada pelo governador Marcos Rocha (PSL).

As circunstâncias da ocorrência ainda não foram esclarecidas. De acordo com informações preliminares, outros presos começaram a “bater grades” para alertar os agentes sobre a morte de Ailton de Souza, o apenado que, em apenas quatro dias, passaria a trabalhar fora da unidade iniciando o restante do cumprimento da pena em regime semiaberto. Ele deixou seis filhos.

Além de Ramos, relembra o Sindicato dos Agentes Penitenciários (Singeperon) e a Pastoral Carcerária, também foram mortos desde o dia 24 de janeiro, data da intervenção decretada pelo chefe do Executivo, os seguintes custodiados: a) Fabiano Andreott de Souza; b) Weligton Lucena Pacheco e; c) Samuel Ouvídio Nicolau.

Daihane Gomes, presidente da entidade sindical, o advogado Vinícius Miguel, consultor jurídico da instituição, e o padre José Geraldo da Silva e Deise de Castro da Silva, ambos da Pastoral Carcerária, fizeram diversas consignações em ata após a constatação do último incidente em Porto Velho.

Eles registraram em ata que a Corregedoria da Secretaria de Estado de Justiça (Sejus/RO) insiste em não permitir o acesso do sindicato nem ao advogado da entidade às dependências do complexo prisional.


Superlotação
Os signatários do documento alertam para a superlotação do Urso Branco, hoje com 456 apenados,  situação agravada pela insuficiência de recursos humanos.
À ocasião do suicídio/assassinato, a unidade contava com apenas dez agentes penitenciários. De acordo com o documento, não havia qualquer policial militar, incluindo os da reserva remunerada, no interior da Casa de Detenção.
Os plantonistas relataram ao sindicato problemas relacionados à quantidade de agentes em relação ao número total de presos.
Além disso, foi contatada a ausência de equipamentos de menor letalidade, como spray de pimenta, gás lacrimogênio e número insuficiente de spark (arma de choque).
“…o que poderá importar em pouca capacidade de controle de rebelião ou motins, assim como retardar o domínio de situações de violência entre custodiados”, alertaram os signatários da ata.
Sejus/RO precisa explicar
O Singeperon e a Pastoral encerraram suas considerações solicitando informações à Sejus/RO.
A pasta estadual terá de explicar o esvaziamento do contingente da PM/RO no presídio após as 18h; se adotará medidas para interromper as mortes do sistema penitenciário; e se pretende esclarecer por que mantém a restrição de acesso ao sindicato e às demais instituições interessadas.
Também foi solicitada a apresentação de plano para municiar a unidade prisional com armamentos de menor letalidade; a exposição de medidas de contenção da superlotação no Urso Branco, para alocação de mais agentes na unidade e distribuição de mais guaritas de vigilância. Autor / Fonte: Rondoniadinamica


Clique na imagem para ler a ata em tamanho real

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.