sexta-feira, 4 julho, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Transparência é o foco dos debates de decreto sobre documentos ultrassecretos – Notícias – Portal da Câmara dos Deputados

20/02/2019
in Política

A transparência e o acesso à informação foram os pontos principais dos debates em Plenário sobre o projeto que pretende suspender o decreto do governo Bolsonaro que atribui a outras autoridades, inclusive ocupantes de cargos comissionados, a competência para classificação de informações públicas nos graus de sigilo ultrassecreto ou secreto (PDL 3/19).

Até então, essa classificação de informações públicas como secretas era exclusiva do presidente e do vice-presidente da República, de ministros e autoridades equivalentes, comandantes das Forças Armadas e chefes de missões diplomáticas no exterior.

Deputados do PSL ressaltam que a intenção é meramente regulamentar a lei, e não restringir o acesso. “Quem ler atentamente a legislação vai ver que ele limita uma possibilidade de delegação prevista na lei há muito tempo”, disse a deputada Bia Kicis (PSL-DF).

O deputado Filipe Barros (PSL-PR) também defendeu o decreto presidencial. “Esse decreto não busca aumentar o rol dos que podem declarar os dados como secretos ou ultrassecretos, mas especificar quem pode ou não fazer a delegação permitida ne lei”, disse.

Cargos comissionados
Autor da proposta, o deputado Aliel Machado (PSB-PR) afirmou que o decreto põe em risco a Lei de Acesso à Informação. “Aumenta o número de funcionários que poderão classificar atos como secretos e ultrassecretos, inclusive permitindo que cargos comissionados, que são subordinados politicamente, possam fazer isso”, criticou.

O deputado Alex Manente (PPS-PR) avaliou que o decreto limita a transparência. “A Lei de Acesso à Informação precisa ser ampliada, desenvolvida e, inclusive, utilizada em todo o território nacional. Não cabe diminuir a sua eficácia, permitindo que escalões inferiores classifiquem documentos como ultrassecretos”, disse.

Ao liberar a base governista, o líder do governo, deputado Major Vitor Hugo (PSL-GO), disse que o governo Bolsonaro estará satisfeito com qualquer resultado da votação em Plenário. “O governo tem a disposição completa para aceitar a decisão soberana do Parlamento, para que ele faça o controle de legalidade dos atos do governo”, afirmou.

Mais informações a seguir

Fonte: www2.camara.gov.br/camaranoticias/noticias/POLITICA/572593-TRANSPARENCIA-E-O-FOCO-DOS-DEBATES-DE-DECRETO-SOBRE-DOCUMENTOS-ULTRASSECRETOS.html

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.