Seu futuro é hoje! Você talvez não esteja aqui amanhã, e você certamente não sabe o que vai acontecer amanhã. Deus lhe deu o dia de hoje e você deve usá-lo com sabedoria!
A expectativa de vida é baseada em médias, mas não existe uma Média João ou Maria. Na realidade você pode morrer jovem para compor a média daquilo que as companhias seguradoras dizem que é.
Amanhã pode trazer chuva, sua perda de emprego, sua mulher saindo de casa, um acidente de automóvel, um diagnóstico de câncer ou até morte! Você não pode saber ou impedir qualquer tipo de evento como estes.
O que podemos fazer? Devemos viver um dia de cada vez. Devemos considerar cada dia como um presente e usá-lo sabiamente para a glória de Deus (Sl 90:12; Rm 14:7-9). Devemos viver e respirar as coisas celestiais, de forma que qualquer perda que tenhamos amanhã não perturbará o descanso eterno de nossas almas.
Negócios e outros planos devem ser submetidos à vontade soberana de Deus, pois só Ele conhece o amanhã (Tg 4:13-16). Planos presunçosos sem esta submissão são pecaminosos! Vangloriar-se em planos estratégicos ou orçamentos não é só ruim, é até mesmo estúpido, pois são meras especulações!
Jesus disse, “Não vos inquieteis, pois, pelo dia de amanhã, porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal.” (Mt 6:34). Que preciosa sabedoria! Não se preocupe com o amanhã. Ele trará os seus próprios cuidados. Você tem males suficientes no dia de hoje para manter você ocupado. Nós simplesmente dizemos, “O pão nosso de cada dia nos dai hoje.”
Tolos planejam se acertar com Deus amanhã, mas o amanhã nunca chega. Sempre há mais desculpas para postergar a decisão. Félix, tremendo sob a pregação de Paulo, espavorido disse, “… Por agora, vai-te, e, em tendo oportunidade, te chamarei.” (At 25:25). Essa oportunidade nunca chegou.
A juventude impacientemente considera os muitos dias de amanhã, pois eles anseiam pelos prazeres futuros. As pessoas da meia idade esperam chegar à velhice. E os velhos acreditam que vão viver mais do que os seus vizinhos. Tais ilusões a respeito do futuro é loucura! Esses minutos de leitura poderiam ser o seu último!
Um homem rico gloriosamente planejou os muitos anos que haveriam de vir, mas a sua alma foi levada naquela mesma noite (Lc 12:16-21). Tolo! E nós não somos mais sábios se não usarmos o dia de hoje para decidir a respeito da eternidade.
O Senhor Jesus Cristo haverá de encontrá-lo esperando a Sua visita de surpresa na hora da sua morte ou da Sua vinda repentina? O céu e o inferno são gravemente importantes! Você vai viver o dia de hoje adequadamente? Ou você cometerá o erro fatal de planejar o dia de amanhã e morrer hoje?