terça-feira, 2 setembro, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Adversário de domingo, Bragantino teve grandes confrontos contra o Tricolor na década de 90 – SPFC

28/02/2019
in São Paulo FC

No próximo fina de semana, no Estádio Nabi Abi Chedid, o Tricolor enfrentará o Bragantino em duelo válido pela nona rodada do Campeonato Paulista. Adversário pelo estadual deste ano, o clube do interior protagonizou duelos marcantes com o São Paulo na década de 90, como a decisão do Campeonato Brasileiro de 1991.

Foi na final contra o time de Bragança Paulista, no dia 9 de junho de 1991, que o Tricolor deu o passo inicial para uma nova fase da história, que nos anos seguintes contou com as conquistas da Copa Libertadores e do Mundial.

Dirigido por Vanderlei Luxemburgo e Carlos Alberto Parreira, o Bragantino viveu grandes momentos e foi campeão estadual em 1990, além do vice-campeonato nacional na temporada seguinte.

O primeiro confronto entre os clubes foi no dia 01 de setembro de 1940, em amistoso realizado em Bragança que terminou com goleada são-paulina por 4 a 1. Desde então, os times duelaram 44 vezes: 24 vitórias do Tricolor, 11 empates e nove derrotas.

A última partida entre São Paulo e Bragantino foi na disputa do Campeonato Paulista de 2018: com gol de Nene, no Morumbi, a equipe são-paulina venceu por 1 a 0.

AS FINAIS DO CAMPEONATO BRASILEIRO DE 1991

Na fria noite do dia 5 de junho, o São Paulo foi ao ataque sabendo que decidiria o campeonato ali, em seus domínios. Morumbi lotado e pressão durante todo o jogo… mas nada de gol. No segundo tempo, alucinado, o Tricolor não deixou o Bragantino respirar. Logo aos 4 minutos, Cafu avançou e cruzou pela direita. Bernardo, na área, cabeceou a bola na trave! Marota, ela sobrou para Müller de cara pro gol, mas o atacante furou!

Eis que a estrela de Mário Tilico brilhou. Iluminado, salvou o lance acertando um chute certeiro no canto direito do goleiro Marcelo. O gol da vitória, o gol do título. Claro, ainda haveria o jogo de volta e ninguém imaginava isso ou já se considerava campeão.

Em Bragança Paulista, pouco mais de 12 mil pessoas no pequeno, porém pulsante estádio Marcelo Stéfani.  O campo diminuto, o gramado ruim, a lama e, claro, o bom time do Bragantino de Carlos Alberto Parreira eram grandes ameaças. Porém, o gênio de Telê as neutralizaram com uma mera substituição: ao passar Cafu para o meio campo e ao deixar Zé Teodoro na lateral direita, o treinador são-paulino anulou a ofensiva interiorana, mantendo ainda o potencial de contra-ataque dos tricolores.

Não deu outra, fim de jogo (após um susto nos minutos finais): 0 a 0. O São Paulo se tornou Tricampeão Brasileiro. Raí, com a faixa de capitão, ergueu a taça cuja réplica hoje se encontra no Memorial Luiz Cássio dos Santos Werneck, o salão de troféus do Morumbi.

A conquista assegurou vaga ao clube na disputa da Taça Libertadores da América de 1992. Mais que isso, o título abriu o coração de milhões de são-paulinos a algo tão saboroso quanto, à emoção que o torcedor tricolor conheceu tão bem, por três vezes, até hoje: O sabor de ter o mundo a seus pés.

Fonte: www.saopaulofc.net/noticias/noticias/historia/2019/2/28/adversario-de-domingo,-bragantino-teve-grandes-confrontos-contra-o-tricolor-na-decada-de-90

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
  • Clique para imprimir(abre em nova janela) Imprimir
  • Tweet
  • Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram
  • Clique para compartilhar no Threads(abre em nova janela) Threads

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.