A justiça nunca tarda. Após as revelações feitas pela delação de Delcídio do Amaral, Lula e Marisa, além de seus filhos, são devassados nessa sexta-feira. Além de buscas e apreensões em residências e no Instituto Lula, a família pode ser conduzida coercitivamente para depor ou até mesmo presa neste dia histórico para o país.
A Polícia Federal deflagrou na manhã de hoje (04) a 24ª fase da Operação Lava Jato intitulada Operação Aletheia* para dar continuidade nas investigações de crimes de corrupção e lavagem de dinheiro dentre outros praticados por diversas pessoas no contexto do esquema criminosos revelado e relacionado a PETROBRAS S/A.
O ex-presidente é alvo de um dos mandados de condução coercitiva e será obrigado a prestar esclarecimentos, segundo a Polícia Federal. O presidente do Instituto Lula Paulo Okamoto também é alvo de outro mandado de condução.
A ação foi batizada de “Aletheia” e é uma referência a uma expressão grega que significa “busca da verdade”. Às 6h50, policiais estavam em frente ao Instituto Lula, em São Paulo. Ironia do destino, afinal Lula e os filhos, lançaram um site nesta semana denominado A Bem da Verdade, tudo com o intuito de bater na imprensa e mostrar as ações que sua família possui contra jornalistas e veículos de comunicação.
Cerca de 200 policiais federais e 30 auditores da Receita Federal cumprem 44 ordens judiciais, sendo 33 mandados de busca e apreensão e 11 mandados de condução coercitiva. As medidas estão sendo cumpridas no estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia.