Prostituição ou adultério é autodestrutivo! Prostitutas são cruéis! Elas roubarão e destruirão a sua reputação, tempo, dinheiro, família, alma e saúde. Fingindo grande amor, lealdade e prazer, elas o usarão até que você não oferece mais vantagens para elas, e então o rejeitarão. Sem um milagre da graça de Deus, sua reputação, vida e alma estarão arruinadas para sempre.
Salomão advertiu o seu filho e os seus descendentes contra a mulher estranha – adúltera ou prostituta que saqueia os homens (Pv 5:1-7). Seu aviso era simples, “Afasta dela o teu caminho e não te aproximes da porta da sua casa.” (Pv 5:8). O remédio também era simples, só tenha um grande relacionamento com a sua legítima mulher e tenha muitos filhos legítimos (Pv 5:15-23).
O filho de Salomão era uma vida preciosa, o tipo de pessoa nobre que as prostitutas procuram (Pv 6:26; 23:27-28). Elas desprezam homens grossos e maus; elas sonham em seduzir um homem de caráter e princípios, um homem com habilidade, confiança, inteligência, liderança e espiritualidade. Somente uma vida preciosa tem honra que pode dar e somente uma vida preciosa está livre de outros vícios. Os filhos de Salomão, todos eles príncipes, corriam grave perigo. Por isso Salomão os advertiu.
Quando uma menina entrega a sua virgindade, ou uma esposa comete adultério, Deus as declara humilhadas – reduzidas grandemente em valor e contaminadas (Gn 34:2; Nm 5:11-31; Dt 21:14; 22:24,29; Juízes 19:24; Ez 22:10-11). Portanto, virgens tem um alto valor para os homens piedosos (Êx 22:17; Lv 21:14; Dt 22:28-29; IISm 13:18-19; IICo 11:1-2). O que vale para a mulher, vale também para o homem, o qual é a imagem e a glória de Deus (ICo 11:7). Quando um homem se apaixona por uma prostituta, ele se destrói diante de Deus e dos homens.
Sansão entregou a sua honra como o mais forte dos homens, a uma prostituta filistéia conivente, conspiradora e sedutora. Mesmo sabendo que ela era enganosa e queria destrui-lo, ele não conseguiu resistir a seus engodos. Ele perdeu a sua força, reputação, posição, vista e a vida. A sua história deveria ser lida e relida pelos homens para aprenderem o perigo das mulheres.
Salomão se casou com mil mulheres, e ele disse o seguinte a respeito delas, “E eu achei uma coisa mais amarga do que a morte: a mulher cujo coração são redes e laços e cujas mãos são ataduras; quem for bom diante de Deus escapará dela, mas o pecador virá a ser preso por ela.” (Ec 7:26). É este o tipo de mulher que aumenta os pecadores até entre os homens fortes (Pv 7:26; 23:27-28).
Neemias escreveu, “Porventura, não pecou nisso Salomão, rei de Israel, não havendo entre muitas nações rei semelhante a ele, e sendo amado de seu Deus, e pondo-o Deus rei sobre todo o Israel? E, contudo, as mulheres estranhas o fizeram pecar.” (Ne 13:26).
O perigo é real! Uma mulher atraente pode facilmente adular e seduzir um homem, levando-o a cometer o tenebroso pecado de adultério. Sua beleza e oferta de favores íntimos são poderosas demais (Pv 6:25). Portanto, Salomão advertiu contra as suas palavras que são como o mel (Pv 2:16; 5:3; 6:24), E ele até mesmo ilustrou os seus métodos através de uma longa parábola (Pv 7:6-23). Só é seguro se ficar longe dela (Pv 5:8)!
É impressionante como até mesmo mulheres grosseiras no trato, no caráter e na inteligência conseguem exercer poder sobre os homens que deveriam saber o que era melhor. Mas os seus pecados sexuais escravizaram esses homens (Pv 5:22), e eles entregam tudo pela fantasia do amor de mulheres que não são nem mesmo capazes de amar. Que troca barata! Que futuro miserável! Fique bem distante!
Uma mulher adúltera é uma criatura cruel. Ela é egoísta, só finge afeição e lealdade e não tem compaixão alguma pelas suas vítimas (Pv 30:20). Ela roubará a reputação e o dinheiro do homem e quebra o seu coração sem uma pontada de consciência. Quando o pródigo retornou ao lar, onde estavam todas aquelas prostitutas que tomaram o seu dinheiro, prometendo a ele os seus amores por palavra e/ou por ato (Lc 15:30)? Como em todos os casos semelhantes a este, elas eram parasitas mentirosas.
Os homens sacrificam suas reputações, dissipam seu dinheiro, perdem tempo, perdem o emprego, deixam as suas famílias, destroem as suas mulheres, arruínam os seus filhos, quebram os corações dos seus pais, são julgados pelas suas igrejas, contraem doenças sexuais, ofendem a Deus e são desprezados pela família e amigos para perseguirem a fantasia do amor com uma prostituta! Por quê? Porque ele não guardou o seu coração com toda a diligência e perambulou perto demais da casa dela (Pv 4:23; 7:8)! Leitor, como está o seu coração?
Jovem! Você consegue ouvir um aviso sóbrio? Um pensamento ou passo na direção de qualquer mulher com quem você não se casou é um pensamento e um passo na direção da morte e do inferno (Pv 5:5; 7:27; 9:18).
Ela não ama você e nunca amará; prostitutas são incapazes de verdadeiro amor. Guarde a sua honra! Salve a sua vida! Seja um herói como José, que era um forte do que Sansão e Davi! Sê virtuoso e você será digno da mulher mais desejável na terra (Gn 41:45)!
Um adúltero pode recuperar a sua honra? Dificilmente! Salomão compreendeu esta questão, porque o seu pai foi um assassino adúltero; e ele não oferecia esperança para um homem natural (Pv 6:29-35). Mesmo assim Davi continuou sendo um rei e profeta e os santos têm admirado muito a ele e aos seus salmos. Há perdão com Deus e com os homens de bem (IISm 12:13; ICo 6:9-11), mas o pecado vicia e condena tanto que poucos são recuperados (Pv 2:18-19; Pv 5:22).
A mulher de Samaria e Maria Madalena era pecadoras, mas as duas são mulheres preciosas do Novo Testamento. Muitas prostitutas entraram no reino de Deus porque Jesus as perdoou (Mt 21:31-32). Ele veio ao mundo para salvar pecadores (ITm 1:15). Ele perdoou até mesmo o adúltero incestuoso em Corinto (IICo 2:6-11). Que cada adúltero ou adúltera arrependida levante um santo louvor, nascido do coração e dos lábios, a um Deus tão gracioso.