quarta-feira, 27 agosto, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Número de contribuintes inscritos em protesto e Serasa aumenta 65% no primeiro trimestre de 2019

26/03/2019
in Mato Grosso

Somente no primeiro trimestre de 2019, a Procuradoria Geral do Estado (PGE) encaminhou 131.790 mil processos para protesto e inserção nos Cadastros de Proteção ao Crédito (Serasa e SPC), conforme levantamento da Superintendência de Gestão de Dívida Ativa. Este número é 65% maior do que o registrado no mesmo período de 2018, em que foram negativados 17.417 mil processos.

Os débitos informados foram coletados nos meses de janeiro, fevereiro e março, referem-se a tributos de Imposto sobre Propriedades de Veículos Automotores (IPVA) e Licenciamento de Veículos (80% da demanda); e outros 20% a débitos de ICMS, impostos ambientais, Procon e infrações registradas de agências de transportes. Depois que a dívida é inserida em protesto, a negativação junto ao Serasa ocorre de forma automática.

 

Protesto – 2018

Janeiro/18

1.779

Fevereiro/18

8.132

Março/18

7.506

 
 

Protesto – 2019

Janeiro/19

39.627

Fevereiro/19

62.253

Março /19 

29.910

 

De acordo com o subprocurador-geral Fiscal, Jenz Prochnow Junior, este aumento se deve ao alto índice de inadimplência por parte dos contribuintes e também a uma tentativa da PGE em dar celeridade à quitação destes débitos. 

“Estamos demandando esforços para tentar zerar o passivo de IPVA referente aos anos de 2014 a 2019, que vinham em lotes menores do Detran e da Sefaz. Agora, também  estamos notificando mais contribuintes para que possam quitar esses débitos e evitem impedimento nas transações comerciais, assim como a questão dos juros na negociação”, explicou.

Para evitar a negativação, o contribuinte deve manter os pagamentos dos tributos em dia. No caso de quem já foi negativado ou protestado, a orientação é para que procure a Procuradoria Geral do Estado ou as unidades do Ganha Tempo para consultar qual o débito, e selecionar a melhor forma de pagamento, seja ela integral ou parcelada. A negociação também pode ser feita pelo site da PGE e a liberação do nome (Pessoa Física ou Jurídica) só ocorre após a efetivação do pagamento de todas as parcelas.

Serviço

Em Mato Grosso, há unidades do Ganha Tempo nos bairros Cristo Rei (Várzea Grande),  CPA I (Cuiabá), Centro (Ipiranga – Cuiabá) e nos municípios de Rondonópolis, Sinop, Sorriso e Barra do Garças. A Procuradoria Geral do Estado está localizada na Avenida República do Líbano, nº 2258 (Jardim Monte Líbano). O horário de atendimento é das 8h às 18h. A retirada de senhas pode ser feita das 8h às 16h.

Fonte: www.mt.gov.br/rss/-/asset_publisher/Hf4xlehM0Iwr/content/id/11506479

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
  • Clique para imprimir(abre em nova janela) Imprimir
  • Tweet
  • Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram
  • Clique para compartilhar no Threads(abre em nova janela) Threads

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.