Na manhã desta terça-feira (26.03), a equipe socioambiental da Águas de Ariquemes, realizou algumas visitas aos moradores do bairro Jardim América, localidade que recentemente foi contemplada com obras de saneamento. Para às 550 famílias que não tinham acesso a rede de água tratada, ter este benefício é fundamental para assegurar a qualidade de vida, bem-estar e valorização dos imóveis.
O responsável socioambiental da Águas de Ariquemes, Diecson Prado, conta que as histórias dos moradores que sofriam com a falta de água na época da seca, período em que os poços amazônicos secam, sensibilizou os profissionais de saneamento da concessionária. “No início pensávamos que era só interligar a rede, para começar a atender o bairro o mais rápido possível, após as tratativas e levantamento de viabilidade, entendemos a situação, e nos prontificamos a ajudar no que fosse preciso. E durante as tratativas e obras, como não tinha rede implantada ainda, diariamente atendíamos as solicitações dos moradores com caminhão pipa”, contou.
Os moradores, professor Edinaldo e Adelino, como gostam de serem chamados, contam que lutaram muito para terem água tratada no bairro. E que muitas vezes pensaram em até vender suas casas.
“Eu não tinha coragem de usar a água do poço, porque eu sabia que devido ao cemitério a água estava contaminada, o laudo mesmo apontou isso. Nas casas dos vizinhos os poços secavam, todo mundo sofria. Foi uma conquista para os moradores receber água encanada. Só quem sofre com a falta de água, sabe o quanto é importante”, contou Edinaldo das Neves, morador da rua Panamá.
“Por muitos anos sofri com falta de água aqui no bairro, escovar os dentes, tomar banho, e outras atividades domésticas. Meu marido antes de se aposentar, já foi trabalhar sem tomar café, porque não tinha água para coar. Francisca Julia, rua argentina.
A enfermeira Sônia Carvalho, reforça que a incidência de doenças diarreicas está diretamente ligada à falta de saneamento básico adequado. “A saúde pública do Estado precisa melhorar, porém devemos nos atentar para que o avanço no saneamento não pare, principalmente aqui em Ariquemes, que é a melhor cidade da região do Vale do Jamari, temos que ser referência.