domingo, 17 agosto, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Decreto estabelece regras para novos concursos públicos!

29/03/2019
in Concursos

O Governo Federal publicou nesta sexta-feira (29), no Diário Oficial da União, o Decreto 9.739/2019, que visa estabelecer critérios para a realização de concursos públicos no âmbito executivo federal.

Decreto 9.739/2019

Um dos itens do documento mostra que, antes de solicitar a abertura de concurso, o órgão terá que mostrar o déficit de servidores e como isso afeta os serviços utilizados pela população, o que pode ocasionar uma rapidez na abertura de novos certames.

O governo também pede que seja exemplificado se houve tentativa de outras medidas para o preenchimento de vagas, como remanejamento de pessoal. Vale lembrar que são certos cargos que podem sofrer com a terceirização de empregados e a movimentação de servidores.

O decreto afirma: “Os entes públicos interessados vão precisar dar mais elementos para comprovar que, realmente, é necessário o concurso público e que não há como resolver o problema com a realocação de mão de obra já disponível na administração pública federal ou com mão de obra terceirizada”.

Com o documento, o governo visa economizar cerca de R$ 195 milhões por ano, junto com a decisão de excluir 21 mil cargos, funções e gratificações. O custo com servidores, em 2019, será de R$ 326 bilhões.

O número de convocados em concursos públicos, atualmente, pode chegar a 50% além das vagas originalmente ofertadas. Com o decreto, esse número cai para 25%.

Novos concursos públicos federais

O documento traz 14 pontos que deverão ser apresentados na solicitação de abertura dos certames, entre eles:

– perfil necessário aos candidatos para o desempenho das atividades dos cargos;

– descrição do processo de trabalho e o impacto no desempenho das atividades do órgão;

– base de dados atualizada no SIPEC (Sistema de Pessoa Civil da Administração Federal), com o número de vacâncias de cada cargo;

– informações do quadro de servidores nos últimos cinco anos, com previsões para os próximos cinco. São consideradas movimentações, ingressos, desligamentos, aposentadorias e estimativa de aposentadoria;

– comprovação de que os serviços não podem ser realizados por empregados indiretos.

Antes da solicitação, os órgãos terão de apresentar medidas de eficiência de gestão. O governo considera isso como uma modernização do serviço, contando com digitalização de serviços.

Fonte: www.novaconcursos.com.br/portal/artigos/decreto-estabelece-regras-para-novos-concursos-publicos

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
  • Clique para imprimir(abre em nova janela) Imprimir
  • Tweet
  • Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram
  • Clique para compartilhar no Threads(abre em nova janela) Threads

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.