Comerciantes coloradenses tomam a iniciativa e aumentar a acessibilidade da cidade
Ao menos dez estabelecimentos comerciais de Colorado do Oeste (RO) têm rampa de acesso.
Ainda que nem todas tenham sido projetadas corretamente e de acordo com as normas da NBR 9050, a benfeitoria no local agora permite maior acessibilidade aos moradores.
Desse modo, relojoaria, clínica, feira e loja de revelação fotográfica agora fazem parte do cotidiano das pessoas com deficiência.
Pode parecer algo irrisório, mas quem vivencia situações de mobilidade reduzida sabe que pequenos gestos valem muito.
“Esse tipo de iniciativa está em total consonância com a Lei Brasileira de Inclusão e com Tratados Internacionais do qual o Brasil é signatário, trazendo a ideia de que a deficiência deixa de ser algo individual para ser algo social, ou seja, toda a sociedade passa a ter obrigação de colaborar para a inclusão das pessoas com deficiência”, pontua Flávia Albaine, Defensora Pública da comarca de Colorado do Oeste.
Mais independência aos cidadãos
O rondoniense Jackson Pereira Gonçalves, de 25 anos, foi quem tomou a iniciativa de agradecer aos comerciantes de Colorado do Oeste pela produção das rampas, via as suas redes sociais.
Isso porque ele é uma das pessoas da região que agora possuem mais opções para desbravar a cidade em sua cadeira de rodas.
Nesse último final de semana ele publicou o seguinte agradecimento: “Quero dizer muito obrigado a você que tomou a iniciativa de fazer uma rampa na frente do seu comércio. Sei que para muitos isso é bobeira e ‘gastar dinheiro’, mas para quem utiliza uma cadeira de rodas isso é mais liberdade, por poder chegar ao seu comércio ou mercado e entrar sem precisar de ajuda. Também é ter autonomia e ser independente. Só quem não consegue subir em degraus por estar em uma cadeira de rodas ou usar muleta sabe do que estou falando. Por isso, venho aqui através dessa publicação para dizer muito obrigado pela sua iniciativa”.
Para Flávia Albaine, que também possui o projeto “Juntos pela Inclusão Social”, esse é um ponto que merece ser destacado na cidade.
“Colorado passa a ser um exemplo a ser seguido por outros municípios de RO, demonstrando a solidariedade social que deve haver em busca do bem comum, da inclusão e do respeito à diversidade”, finaliza.