Após duas reuniões, uma na terça (08) e outra na quarta-feira (09), o prefeito de Ariquemes (RO), Lorival Amorim (PDT), confirmou as obras de mais de 14 quilômetros de asfalto na cidade para breve. O trabalho será feito por meio de um convênio com o Departamento de Estradas de Rodagem (DER), que vai repassar R$ 5.023.000,00 (cinco milhões e vinte e três mil reais) para a Prefeitura. “Isso só foi possível por meio da atuação direta do governador Confúcio Moura. Ele determinou ao diretor-geral Ezquiel Neiva que conseguisse os recursos necessários para fazer o asfaltamento e o recapeamento de diversas vias de Ariquemes. Foi uma promessa dele para a população e um compromisso comigo. Agora, daqui a poucos dias, vamos assinar o convênio que vai levar 100% de asfalto para toda a cidade”, afirmou Lorival Amorim.
O compromisso só foi possível também pelo apoio direto dos deputados estaduais Alex Redano (Solidariedade), Saulo Moreira (PDT) e o presidente da Assembleia Legislativa, Maurão de Carvalho (PP), que acompanharam Lorival nas reuniões com o governador Confúcio Moura e o diretor-geral do DER, na sede do órgão, em Porto Velho.
O deputado estadual Adelino Follador (DEM) chegou a dar declarações contrárias ao convênio entre a Prefeitura de Ariquemes e o DER em uma emissora de rádio local. Ao Rondôniavip ele explicou os motivos, já que a população estava cobrando as promessas. “As informações que eu tive de quem faria o asfaltamento seria uma empresa contratada pelo Governo por meio de licitação, que foi finalizada em dezembro, mas cancelada logo depois. Estamos em março e até agora não saiu nada. Estão me cobrando esse asfalto novo. Conversei com o Ezequiel Neiva, diretor-geral do DER, que disse que não tinha recursos para repassar à Prefeitura por meio de convênio. Na forma anterior, apesar de serem apenas sete quilômetros de asfalto, os recursos viriam por meio do Pidise, do BNDES. Não sou contra o asfalto e sim que seja feito o serviço. O diretor-geral disse que está sem dinheiro na fonte 100. Acho que não vai dar tempo de empenhar os recursos e executar as obras. Mas, quero deixar claro que não tem briga com o prefeito Lorival Amorim, já que é uma promessa do governador com Ariquemes e ao prefeito. Eu só acho que não dá pra soltar um passarinho que já está na gaiola e procurar outro por aí”, disse ele.
Contrato
Segundo Lorival Amorim, com os mais de 14 quilômetros de novo asfalto e recapeamento de vias importantes de Ariquemes, a cidade terá 100% de pavimentação. “Daqui a alguns dias, assinaremos esse convênio que vai beneficiar toda a Ariquemes. Temos muitas travessas e ruas curtinhas que precisam de asfalto, como por exemplo, lá no Jorge Teixeira. Felizmente, a torcida contra do deputado Adelino não deu certo. Respeito o trabalho dele, mas essa aí foi uma bola fora. No compromisso anterior, corríamos o risco de não receber o dinheiro do BNDES, já que o Governo Federal não está dando conta nem dos compromissos dele, imagine repassar dinheiro para os estados. Agora, temos a certeza de que o dinheiro vai chegar e vamos dobrar a quantidade de asfalto. Antes, com a licitação e contratação de uma empresa, eram sete quilômetros. Agora, com o convênio, onde vamos fazer todo o asfalto com nossas máquinas, faremos mais de 14 quilômetros de asfalto novo e recapeamento de vias de grande movimento na cidade. Com isso, chegaremos a 32 quilômetros de ruas asfaltadas e 100% de pavimentação em toda a cidade”, encerrou o prefeito.
Fonte:RONDONIAVIP