quinta-feira, 17 julho, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

‘ISTO É UMA INVASÃO ÁRABE’, DIZ O PAPA

10/03/2016
in Mundo, Religião

Francisco aborda vaga de refugiados para a EuropaDurante um discurso a um grupo de católicos franceses o Papa Francisco referiu, acerca da recente migração de massas para a Europa, que “pode falar-se de uma invasão árabe, é um facto social”. E o Papa adiantou que no passado a Europa teve sempre influxos de pessoas e invasões ao longo da sua história. O L’Osservatore Romano, jornal do Vaticano, confirma que o Papa foi sempre a favor de uma “Europa que saiba dialogar entre culturas” e que a “Europa é o único continente que pode trazer uma certa unidade ao planeta”.

O sumo-pontífice católico admite que esta migração pode ser benéfica se considerarmos a baixa natalidade europeia, mas não se refere ao choque e conflito cultural entre o Islão e o cristianismo católico dominante na Europa que esta migração planeada (segundo o DCDC Global Strategic Trends Programme, 2007-2036) poderá trazer no futuro. Também lembra que “a Europa se enfraquece quando esquece a sua história”, diz o papa Francisco.

Referindo-se a este movimento de massas para Europa como um produto da globalização, o Papa, de naturalidade argentina, não deixou de se mostrar inquieto: “Há uma coisa que me preocupa, claro que a globalização nos traz união, mas há coisas boas e coisas menos boas na globalização”, relatou o jornal on-line Breitbart. Para Francisco, a globalização pode trazer unidade à humanidade “mas cada povo, cada nação, deve conservar a sua cultura, identidade e riqueza”, referiu, lembrando a soberania das nações e a vontade popular.
“Só a Europa tem uma vocação de universalidade” disse o pontífice. “Através da colonização a Europa trouxe riqueza aos povos, mas se esquecer a sua história a Europa será fraca e tornar-se-á num vazio”. E foi mesmo crítico à actual União Europeia: “Às vezes penso, onde é que vamos encontrar outro Schumann ou um Adenauer? Esses grandes fundadores da União Europeia”. A UE confunde política com soluções circunstanciais, disse o Papa, e foi muito crítico para a UE onde, segundo Francisco, “só pode haver negociações quando se esteja ciente que se vai perder algo em benefício do todo”.

Por fim, Jorge Mario Bergoglio, nome próprio do Papa Francisco, mencionou que embora haja um “trabalho duro para criar um diálogo entre cristãos e muçulmanos, são os extremistas religiosos que estão na origem da guerra”.

A União Europeia espera mais 100.000 refugiados até Junho. E a Turquia mantém estacionados mais de 1 milhão de árabes prontos para se dirigirem para a Europa.

Blasting News

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
  • Clique para imprimir(abre em nova janela) Imprimir
  • Tweet
  • Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram
  • Clique para compartilhar no Threads(abre em nova janela) Threads

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.