sábado, 12 julho, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Mais de 400 mil pessoas dos grupos de prioridades devem ser imunizadas contra o vírus H1N1 em Rondônia

09/04/2019
in Destaque, Rondônia

imagem09-04-2019-19-04-25

Lotes de vacina foram distribuídas para os 52 municípios de Rondônia

Para atender a população de Rondônia com maior vulnerabilidade ao vírus H1N1, 423 mil unidades da vacina trivalente foram distribuídas para os 52 municípios do Estado. A estimativa da Agência de Vigilância em Saúde garante que 90% de todos os grupos prioritários devem ser vacinados.

O Estado é o responsável por orientar e distribuir a vacina aos municípios. Com a entrega dos lotes às Gerências Regionais de Saúde (Porto Velho, Ariquemes, Ji-Paraná, Rolim de Moura, Cacoal, Vilhena), os municípios atuarão conforme a realidade local, para que seja atendida a meta da Organização Mundial de Saúde.

Os grupos prioritários são: crianças de 6 meses a 5 anos, puérperas até 45 dias após o parto, gestantes, profissionais da área de saúde, população adulta maior de 60 anos, professores, indígenas, pessoas privadas de liberdade e pessoas em comorbidades (doenças crônicas como diabetes, doenças respiratórias, transplantados, obesidade, entre outras). Com maior possibilidade de abrangência ao atendimento, houve um aumento da faixa etária da criança, até 2018 o país atendeu até 4 anos de idade, a partir de 2019 atende a população infantil com até 5 anos.

Segundo o coordenador estadual de imunização, Ivo Barbosa, o Ministério da Saúde atua com estratégias epidemiológicas, para garantir o atendimento à população prioritária em todo o país. Produzida pelo Instituto Butantã, a vacina só pode ser liberada à população após passar por três testes de qualidade, pelo laboratório produtor, pela Agência Nacional de Vigilância em Saúde (Anvisa) e pelo Ministério da Saúde, para chegar à população totalmente segura.

A campanha, que inicia em 10 de Abril, pede a apresentação de documentos respectivos à condição prioritária, para comprovação de dados. “Pedimos que os grupos prioritários não deixem para última hora, tendo em vista o vírus estar circulando nesse período sazonal (dezembro a maio)”, ratificou Ivo. Segundo dados atualizados peça Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa), até 4 de Abril foram notificadas 32 suspeitas de pessoas com gripe, sendo 11 casos confirmados de H1N1, dentre eles dois óbitos. A vacina estará disponível em qualquer unidade básica de saúde.

LEIA MAIS:

 Campanha Estadual de Vacinação contra a Gripe começa no próximo dia 10; Agevisa começa a distribuição das doses aos municípios

 Após dois óbitos em 2019, Agevisa alerta sobre casos de H1N1 em Rondônia e divulga campanha de vacinação

Fonte: www.rondonia.ro.gov.br/mais-de-400-mil-pessoas-dos-grupos-de-prioridades-devem-ser-imunizadas-contra-o-virus-h1n1-em-rondonia

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.