Homens prudentes sabem o que fazer na maioria das situações. Eles são sábios, entendidos e discretos. Eles tiram vantagem das oportunidades e se mantém longe das armadilhas. Eles são bem sucedidos e prestigiados em vida. Eles evitam o fracasso, a dor e as dificuldades que os homens insensatos têm que sofrer, os quais perdem ou destroem oportunidades e caem em quase todas as armadilhas.
A lição é simples: a sabedoria trará honras a um homem com conhecimento. Ao escolher o temor do Senhor e os Seus mandamentos, um homem pode obter uma coroa de conhecimento – ele poderá ser altamente condecorado por saber que tipo de ações e coisas é melhor do que as outras. Mas se um homem recusa ser prudente e sábio – ao rejeitar Deus e a Sua Palavra, então ele receberá a insensatez, bem como a dor e as dificuldades que a acompanham, como a sua porção nesta vida e na eternidade.
O que é um homem simples? Ele recusa temer a Deus e se humilhar para obedecer a Bíblia. Ao invés disto, ele depende da sua inteligência, sentidos, hábitos, opinião popular, tradições ou a educação do mundo para guiá-lo. O grande Deus diria que ele não sabe coisa alguma (Pv 9:13; Is 8:20; ICo 1:19-20; 3:19-20; ITm 6:3-5,20-21; IITm 3:6-7). Ser simples é uma escolha e muitos homens o adotam diariamente – eles amam a sua simplicidade e rejeitam a sabedoria de Deus (Pv 1:22,32).
De que maneira o homem simples herda a simplicidade? Ao tomar decisões fora do temor do Senhor e da sabedoria das Escrituras, ele perde a boa vida e termina por receber a dor anômala de um tolo. Devido à sua visão humanística e naturalista do mundo ele, na sua ignorância, está indefeso quanto à eternidade, a realidade, a verdade e a sabedoria. Ele destrói a sua vida aqui e na eternidade!
O que é um homem prudente? Ele teme a Deus e considera cada um dos preceitos da Escritura como correto e odeia todos os caminhos falsos (Pv 1:7; 9:10; Sl 119:128). Ele rejeita qualquer outro critério de verdade que não a Bíblia. Ele é muito superior ao homem simples. Quando se defronta com uma nova informação, o homem simples a crê; mas o homem prudente é cauteloso e pessimista, pois ele consegue enxergar as contingências e as consequências que o homem simples não viu (Pv 14:15; 22:3; 27:12).
De que forma o homem prudente é coroado com conhecimento? Ao ser cauteloso, crítico e pessimista a respeito de qualquer informação que não vem da Bíblia, ele submete toda informação a um critério rígido – Deus aprova isto? Este mecanismo o protege de desilusões, fraudes, mentiras, logros e armadilhas; também promove justiça, verdade e sabedoria. Ele sabe o que fazer em qualquer situação. Ele tem grande conhecimento que o homem simples não consegue encontrar (IITm 3:6-7).
O homem simples pode ser tornar um homem prudente? Sim! É exatamente por isso que Salomão escreveu o Livro de Provérbios (Pv 1:4). Sim! Foi por isso que Deus inspirou as Escrituras (Sl 19:7; 119:130). A sabedoria é ensinada através do Livro de Provérbios e da Bíblia, mas a maioria dos homens não a quer (Pv 8:5; 9:4). Eles preferem dar ouvidos aos seus vis desejos sexuais e as ofertas de divertimentos condenatórios (Pv 9:13-18). Eles seguem pelos caminhos da sedutora mentirosa, sejam elas meretrizes, amigos, ministros ou educadores (Pv 7:6-27).
O homem simples herda a insensatez religiosa, pois ele não consegue detectar as mentiras de falsos professores, pois ele rejeitou o único padrão pela qual os pudesse provar (Rm 16:17-18; I Jo 4:1-6). Mas o homem prudente põe à prova todas as coisas (At 17:11; ITs 5:21). E ele ora com frequência a Deus para lhe revelar mais conhecimento (Sl 119:18; Fp 1:9-11; Tg 1:5). Ele está completamente convencido de que a Escritura é suficiente para tudo que ele precisa saber (IITm 3:16-17).
Você fará muitas escolhas hoje – com base no seu coração e na sua mente simples, ou no coração e mente infinita de Deus revelada na Bíblia. Você herdará a insensatez como o resultado da sua escolha ou você será abençoado e honrado com sabedoria. A escolha é sua; as consequências certamente virão; e você as sentirá por toda a eternidade!