quarta-feira, 17 setembro, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Blog do Vingador: Dívida x Investimento | Palmeiras

16/04/2019
in Palmeiras

Bom dia amigos Palestrinos, sempre bom relembrar assuntos, principalmente quando em poucos dias estarão tomando a pauta da maioria dos programas esportivos.

Aparecerão diversos especialistas para avaliar um ponto específico do balanço, e claro, sabemos qual será o alvo preferido da mídia, então para começarmos a entender um pouco mais sobre o assunto endividamento, uma reflexão é necessária.

Começo com uma simples pergunta: Você faria negócio com alguém, ou alguma empresa, que deva 2,53 vezes o valor do seu faturamento anual? Ou vamos melhorar um pouco a situação, Prestaria serviços a alguém que tenha uma dívida de 1,05 vezes o faturamento total do ano?

Lendo assim assusta, não assusta? Porém para facilitar a resposta, estou falando de duas potências econômicas, Japão na primeira questão e Estados Unidos na segunda, ou seja, mesmo com alto endividamento, todo mundo quer fazer negócio com esses países.

Nós mesmos, quando resolvemos comprar um carro, fazemos o famoso carnê baú da felicidade, segundo um amigo meu o dele é tão pesado que foi obrigado a retirar do porta-luvas do carro, pois o mesmo puxava para a direita em demasia, compramos um veículo que acaba consumindo grande parte de nosso salário por um determinado tempo, isso é preocupante?

Claro que nosso pensamento é: Poxa se acontecer algo eu vendo o veículo e quito a dívida, não é? Mas não houve perda? Não houve gasto? E mais, você irá vender por um preço bem menor do que pagou? E se for urgente até com valor inferior ao de mercado, não é verdade?

É fácil perceber que a relação Dívida x Investimento está diretamente relacionada, investimento bom reduz o risco da dívida, investimento ruim aumenta o risco, isso sem considerar os perigos externos, no caso do veículo, roubo (mesmo com seguro), veículo apresentar sérios problemas, entre outros.

Mas o que isso tem a ver com nosso verdão?

Fácil responder, a tônica dos especialistas está sempre voltada ao item DÍVIDA, porém não fazem uma analise geral da situação do Palmeiras. Ou você, ao ter uma renda maior, não irá arriscar mais e comprar um veículo melhor e mais caro?

O Endividamento, dito pela mídia, com a patrocinadora é de aproximadamente R$ 120 milhões, o que em um primeiro instante assusta, porém temos que perguntar: Se forem vendidos os investimentos feitos com esse dinheiro, a dívida será paga? (faço um parêntese aqui, apenas para lembrar que o Deyverson ia ser vendido por 58 milhões).

Em um faturamento anual superior a R$ 500 milhões, esse endividamento representa 24% do valor, muito?

É óbvio que eu, como um devedor cauteloso, já teria estipulado uma forma de liquidação desse montante, talvez como feito com o ex-presidente, destinando uma porcentagem da arrecadação para diminuir o débito, seria uma ideia, mas isso só fica no campo da suposição, afinal quem está no comando tem toda visão do clube para analisar o melhor para o momento, sem esquecer-se do futuro.

Agora é aguardarmos os balanços publicados e a reação dos “especialistas” e de como as perguntas serão feitas, mas com uma certeza, antes de formarmos nossa opinião é muito bom analisar todo o contexto do clube, não apenas o pontinho que é jogado na mídia.

Leandro Santile

Fonte: www.verdao.net/noticia.php?n=23374

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
  • Clique para imprimir(abre em nova janela) Imprimir
  • Tweet
  • Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram
  • Clique para compartilhar no Threads(abre em nova janela) Threads

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.