O juiz Sérgio Fernando Moro, comandante da Operação Lava Jato, da Polícia Federal, seria eleito presidente da República, se o pleito se realizasse no atual momento político enfrentado pelo país. Sérgio Moro possui grande respaldo e apoio popular, em se tratando de parcela majoritária da sociedade brasileira. O juiz paranaense vê o seu trabalho render frutos, traduzindo dessa forma, a vontade das pessoas de que ele pudesse ser candidato, fundamentalmente pela sua credibilidade alcançada, principalmente devido às investigações em que se busca desvendar todo o esquema de corrupção sistêmica implantado na Petrobras, em que bilhões de reais foram desviados dos cofres da mais importante estatal brasileira.
Pesquisa abrangente
A pesquisa eleitoral em que se mede a tendência de votos dos eleitores para presidência da República, no pleito de 2018, é pertencente ao Instituto Paraná Pesquisas e foi divulgada na terça-feira (8), sendo realizada em 24 estados brasileiros, com a enquete direcionada a 2.022 eleitores. A inclusão do nome do juiz paranaense, chefe da Operação Lava Jato, da PF, teve como intuito medir a sua popularidade altamente expressiva, especialmente devido ao seu reconhecimento por grande parte da sociedade brasileira, em razão dos desdobramentos da maior investigação de corrupção e lavagem de dinheiro, de que se tem notícia no país, gerenciada por Moro.
De acordo com o Instituto Paraná Pesquisas, se Moro fosse candidato hoje à presidência do Brasil, poderia alcançar 67,8% dos votos. Dentre esse percentual, 16,5% voltaria com certeza no juiz federal e 51,3% dos eleitores pesquisados, admitem que poderiam votá-lo. A pesquisa ainda revela que 74,1% dos eleitores abrangidos pela enquete, já ouviram falar nele. Vale ressaltar que 29,3% não dariam o voto, de modo algum, ao juiz Moro, além de 3% opinarem que não saberiam responder ou que que não quiseram revelar o voto. Basta lembrar que as respostas foram coletadas entre 28 de fevereiro e 02 de março.
Conjuntura política
A realização da pesquisa eleitoral pôde compreender um componente diferenciado, no que se refere ao juiz Moro ser praticamente considerado um “herói” perante à grande magnitude das pessoas que vêem no trabalho da Lava Jato, um fator de alta relevância e de esperança para a sociedade, em geral. Observa-se a tendência dos brasileiros de votarem em pessoas fora do espectro político vigente, já que a grande maioria das pessoas, vêem com descrédito os partidos políticos e suas lideranças atuais.
Fonte: Blasting News