Em 15 de março de 1962, o então presidente dos Estados Unidos da América, John Fitzgerald Kennedy, instituiu o Dia do Consumidor. Seu interesse estava na proteção daqueles que faziam o mercado existir, os consumidores americanos. Kennedy se baseou em quatro direitos para os consumidores: segurança, informação, escolha e ser ouvido. Depois de mais de duas décadas, a Assembleia Geral das Nações Unidas, com base em suas diretrizes, legitimou o dia 15 de março como o Dia Mundial do Consumidor. Esse reconhecimento confirmou a tendência avaliada por Kennedy como garantia aos que sustentam os negócios e mantêm a economia em progressiva evolução.
No Brasil, o Código de Defesa do Consumidor foi instituído em 11 de setembro de 1990 e entrou em vigor em março de 1991. O código é resultante de uma série de atividades do movimento de defesa do consumidor, que proporcionou demandas para a criação dos programas estaduais de proteção e defesa dos consumidores, os Procons.
Ao apoiar os segmentos produtivos e varejistas dos pequenos negócios, o Sebrae em Rondônia orienta empreendedores a garantir sua permanência no mercado pelo bom atendimento ao consumidor. Uma das soluções utilizadas é o programa Na Medida. A iniciativa foi criada a partir das necessidades dos próprios empresários e inclui palestras, oficinas, consultorias e cursos focados na melhoria em gestão dos negócios. O programa trabalha com elementos que permitem a construção de planejamento estratégico e utiliza conceitos e técnicas que levam a uma melhor situação no mercado, provocando momentos de reflexão aos profissionais envolvidos com vendas para garantir um bom atendimento aos consumidores.
O empreendedor que for ao Sebrae nos escritórios regionais e na sede em Porto Velho receberá um brinde de comemoração ao Dia Mundial do Consumidor.
Conheça mais sobre o programa Na Medida acessando o site sebrae.ro ou ligando para 0800 570 0800.