sexta-feira, 4 julho, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Secretário de Saúde assina termo de compromisso voltado à oferta de segurança do paciente

26/04/2019
in Mato Grosso

O secretário de Estado de Saúde de Mato Grosso, Gilberto Figueiredo, esteve presente na assembleia do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e na 3ª reunião da Comissão Intergestores Tripartite (CIT), realizadas em Brasília nos dias 24 e 25 de abril, respectivamente. Organizados mensalmente, os encontros debatem assuntos de relevância para a saúde pública do país.

Em assembleia do Conass, o secretário estadual assinou o Termo de Compromisso, firmado com a Associação Hospitalar Moinhos de Vento (HMV) para a implementação da oferta de diferentes formas de educação em segurança do paciente. Assim como outros projetos viabilizados pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), a execução da parceria é financiada pelo Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS), do Ministério da Saúde.

“O diálogo contínuo com o Ministério da Saúde tem rendido bons frutos para Mato Grosso, sobretudo no que diz respeito à capacitação dos profissionais do Estado. A atual gestão acredita em parcerias benéficas – como já é com o Hospital Alemão Oswaldo Cruz, com o HCor e também será com a Associação Hospitalar Moinhos de Vento – e trabalha para aprimorar os serviços prestados ao usuário do SUS”, declarou Gilberto Figueiredo.   

Comissão Intergestores Tripartite

A assessoria do Conass destacou que, em reunião da Comissão Intergestores Tripartite (CIT), os secretários estaduais de saúde manifestaram preocupação acerca das Portarias n. 06/2018 e n. 233/2019, da Secretaria do Tesouro Nacional (STN) do Ministério da Economia (ME), que determinam o registro contábil de despesas com pessoal decorrentes da contratação de serviços públicos finalísticos de forma indireta, a exemplo das Organizações Sociais (OS) e assemelhadas, como ‘despesas com pessoal’.

Na ocasião, também foi discutido o programa de ampliação do horário das Unidades Básicas de Saúde (UBS). O Ministério da Saúde apresentou as medidas que serão tomadas para a ampliação do acesso, observando que o programa funcionará por adesão do município, onde as UBS funcionarão na hora do almoço, no período noturno ou aos fins de semana. O objetivo destas medidas é ampliar o acesso na Atenção Primária à Saúde, bem como o acesso às ações e serviços considerados essenciais neste âmbito.

Neste contexto, ainda foi apresentado o monitoramento de execução das Cirurgias Eletivas, a situação epidemiológica da Malária e das arboviroses, além de dados sobre a 1ª fase da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza. Em relação à vacinação, o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, disse estar preocupado com o baixo índice de adesão, principalmente na região Norte do país. “Nós lançamos a campanha, alertamos para o baixo índice de adesão e, ainda assim, estamos distantes do mínimo aceitável para a capilaridade que o nosso sistema tem”, alertou.

Semana de Vacinação nas Américas

A representante da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas/OMS) no Brasil, Socorro Gross, abriu a reunião da CIT com abordagem alusiva à 17ª Semana de Vacinação nas Américas – que teve cerimônia de abertura sediada em Cuiabá, na última segunda-feira (22).

Durante a solenidade de lançamento da campanha, o governador de Mato Grosso, Mauro Mendes, disse que o Estado vai trabalhar duro para apresentar bons números de vacinação e criar mecanismos de reversão do baixo índice de imunização nos anos anteriores. “Nós podemos realizar campanha nas escolas, criar muitos mecanismos para que as pessoas possam ter a oportunidade de receber a vacina. Prevenir é mais barato do que remediar”, declarou.

Na mesma ocasião, o secretário de Estado de Saúde de Mato Grosso, Gilberto Figueiredo, reiterou o compromisso com as metas de imunização. “Diante da atual cobertura de vacinação, a Secretaria de Estado de Saúde estará absolutamente empenhada no alcance das metas estipuladas pelo Governo Federal e realizará uma força-tarefa para atingir um excelente desempenho”, concluiu.

(Com assessoria Conass)

Fonte: www.mt.gov.br/rss/-/asset_publisher/Hf4xlehM0Iwr/content/id/11667622

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.