Chuí (RS): A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quinta-feira, 17 de março, a Operação Humo del Diablo, com o cumprimento de sete mandados de busca e apreensão e dois mandados de prisão temporária nos municípios de Foz do Iguaçu/PR e Chuí/RS. Além disso, quatro investigados foram conduzidos coercitivamente à Delegacia da Polícia Federal no Chuí/RS para prestarem esclarecimentos. A Operação tem por objetivo desarticular organização criminosa que importava clandestinamente cigarros de origem paraguaia para distribuição no Brasil, nos municípios de Santa Vitória do Palmar, Chuí/RS e, principalmente no Uruguai, por meio da fronteira terrestre que liga os dois países.
Durante a ação policial, foram apreendidas em uma residência, na cidade do Chuí, 4 armas de fogo e centenas de pacotes de cigarros contrabandeados, sendo preso em flagrante um casal, que estava de posse do material.
A investigação teve início em outubro de 2015, quando dois membros da organização criminosa foram presos em flagrante pela PF transportando 16.780 maços de cigarros de origem estrangeira, possivelmente provenientes do Paraguai.
Os envolvidos responderão pelos crimes de contrabando e associação criminosa perante a Justiça Federal de Rio Grande/RS.
O nome da Operação Humo del Diablo, em espanhol, faz alusão à péssima qualidade dos cigarros produzidos sem fiscalização nacional, já que, segundo pesquisa da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, quem consome cigarros de marcas paraguaias aspira pedaços de insetos (triturados junto ao fumo no processamento inadequado quanto as condições de higiene), fungos e bactérias. Além dos danos à Saúde Pública, tal prática delitiva é nociva à economia brasileira, eis que o crime de contrabando gera enormes prejuízos à arrecadação nacional, servindo, ainda, como fonte de renda para organizações criminosas.