domingo, 21 setembro, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Agricultores familiares da região do Baixo Parnaíba comemoram a chegada de 17 toneladas de feijão – Maranhão

17/05/2019
in Maranhão

[bloqueador2]imagem17-05-2019-08-05-06

imagem17-05-2019-08-05-08Com o objetivo de fomentar a produção na região do Baixo Parnaíba, o Governo do Estado, por meio do Sistema de Agricultura Familiar (SAF, Agerp, Iterma) e a Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Pesca – Sagrima) realizou, na quinta-feira (16), no município de Chapadinha, o lançamento do Programa Mais Sementes. São 17 toneladas de sementes de feijão caupi, que serão distribuídas para os agricultores familiares de 14 municípios da região.

O secretário Adjunto da Secretaria de Estado da Agricultura Familiar, Chico Sales, informou que com a entrega das sementes de feijão, os agricultores familiares terão mais qualidade de vida. “Tenho certeza que essas sementes serão multiplicadas e vai gerar renda e qualidade de vida para os produtores”, frisou.

Na ocasião a presidente da Associação das Quebradeiras de Coco Babaçu da comunidade Canto dos Ferreiras, Gracilene de Jesus, disse que as sementes chegaram no tempo certo e agradeceu o apoio do Governo. “Nós estamos muito contentes porque nós temos um governo que olha para o agricultor familiar, olha para as mulheres e incentiva a agricultura familiar e o extrativismo. Essas sementes nós iremos multiplicar”, declarou.

Para o subsecretário da Sagrima, Sérgio Delmiro, “a semente é de excelente qualidade, pois o teste de germinação é muito satisfatório, mais de 80%. Em condições favoráveis de produção as sementes tem uma produtividade média de 1.100 a 1.700 kg por hectare “, afirmou.

Alessandra Araújo, diretora de Assistência Técnica e Extensão Rural da Agerp, Alessandra Araújo, disse que Programa Mais Sementes é um trabalho realizado em parcerias, pois a Sagrima adquire as sementes e o Sistema SAF,  por meio das Regionais da Agerp realizam as distribuições.

As entregas de sementes serão para agricultores familiares, associações dos municípios de Água Doce,  Anapurus, Araioses,  Brejo, Buriti, Chapadinha, Magalhães, Mata Roma, Milagres, Paulino Neves, Santa Quitéria, Santana, São Bernardo e Tutóia.

O superintende de articulação política, Irmão Gomes, disse que o Mais Sementes é um programa lançado pelo Governo do Estado com a preocupação de aumentar a produtividade e garantir alimento e renda, desenvolvendo cada vez mais a economia do Maranhão. “O nosso Governador Flávio Dino acredita na força do nosso agricultor familiar e, mais uma vez disponibiliza sementes através do programa mais sementes, chegando em tempo hábil para plantio”, acentuou.

Participaram da solenidade o gestor Regional da Agerp de Chapadinha, Givanildo Ramos; coordenador Regional da Fetaema do Baixo Parnaíba, Jonilson do Nascimento; representante do Sintraf,  Neto da Boa Hora; secretária de Agricultura de Chapadinha, Joseane Rodrigues; além de representantes de associações, movimentos sociais e municipais.

Comentários

Comentários

Fonte: www.ma.gov.br/agenciadenoticias/desenvolvimento/agricultores-familiares-da-regiao-do-baixo-parnaiba-comemoram-a-chegada-de-17-toneladas-de-feijao

[/bloqueador2]

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
  • Clique para imprimir(abre em nova janela) Imprimir
  • Tweet
  • Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram
  • Clique para compartilhar no Threads(abre em nova janela) Threads

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.