Esperar que uma conexão lenta pegue no tranco para exibir uma nova película – ou o mais recente conteúdo viral da internet – pode ser algo frustrante, o que já representa um consenso bastante geral. Mas quanto, exatamente, os tradicionais símbolos de carregamento podem aumentar o seu nível de stress? Foi isso que a Ericsson resolveu descobrir.
Em estudo publicado recentemente, a companhia sueca mostra como conexões mobile lentas podem deixar as pessoas consideravelmente mais estressadas – chegando a níveis de tensão semelhantes àqueles associados a filmes de terror. A pesquisa intitulada “The Stress of Streaming Delays” (O stress causado por atrasos de streaming) foi conduzida com 30 voluntários que tiveram pulso e atividades mentais ininterruptamente mensuradas.
Os pesquisadores concluíram que os atrasos nos carregamentos de vídeo em conexões mobile lentas fazem os batimentos cardíacos acelerarem em até 38%. Em algum momento surge a resignação Curiosamente, entretanto, quando a espera pela exibição do conteúdo passava dos seis segundos, os níveis de tensão começavam a descer. Nesse ponto, os participantes passaram a mostrar sinais de resignação, distraindo-se com outras coisas, conforme desistiam da espera. Ok, é verdade que os papéis publicados são um tanto quanto enxutos – enquanto são bastante óbvios os interesses mercadológicos da Ericsson com a publicação. Fonte: Ericsson