sábado, 20 setembro, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Lideranças do movimento negro discutem o impacto do Acordo de Alcântara sobre os quilombos do município – Maranhão

17/05/2019
in Maranhão

[bloqueador2]imagem17-05-2019-19-05-01

imagem17-05-2019-19-05-04

Lideranças quilombolas discutem com secretário Gerson Pinheiro acordo de salvaguarda tecnológico de Alcântara (Foto: Divulgação)

Para dialogar e buscar mais informações sobre o acordo de salvaguarda tecnológico de Alcântara, firmado pelo Governo Federal com os Estados Unidos, com a finalidade de uso comercial do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), o secretário de Estado de Igualdade Racial, Gerson Pinheiro, recebeu lideranças do movimento negro do PDT, na quinta-feira (16), na sede da Seir.

De acordo com os termos do acordo, os americanos usarão as instalações da base de Alcântara para lançar foguetes e experimentos científicos ao espaço com tecnologia própria. A preocupação do grupo é com relação ao território do município, historicamente ocupado por comunidades quilombolas centenárias, com a soberania nacional e com o retorno econômico e social para o desenvolvimento de Alcântara. Lideranças históricas da política maranhense e dos movimentos sociais como Pedro Lago, José Raimundo Aroucha, José Raimundo Jiquiri, Iracema Amorim, José Carlos Guerreiro e Ivanildo Farias estiveram na reunião.

Ivanildo Farias destacou a importância do diálogo com o gestor da Seir. “Este encontro com o secretário Gerson Pinheiro foi muito positivo porque recebemos novas informações sobre o acordo de Alcântara e percebemos que o Governo do Estado está comprometido tanto com o acordo no que diz respeito ao desenvolvimento do Maranhão, quanto com o compromisso e defesa dos direitos dos quilombolas alcantarenses”.

Pedro Lago, militante histórico dos movimentos sociais, demonstrou preocupação com a situação dos quilombolas. “É preciso debater bem esta questão com a sociedade organizada e acima de tudo, preservar o território e todos os direitos dos nossos irmãos quilombolas”, ressaltou.

Na reunião, o secretário Gerson Pinheiro disse que o acordo de Alcântara está sendo amplamente discutido pelo Governo do Estado, universidades, parlamentares estaduais e federais e que a soberania nacional e os direitos dos quilombolas estão em primeiro lugar nesses debates.

“Este acordo preocupa a sociedade brasileira e, em especial, a maranhense e a de Alcântara e por isso mesmo está sendo debatido pelos parlamentares federais e estaduais e pelos movimentos sociais e o entendimento é que o acordo deve, obrigatoriamente, levar em consideração a soberania nacional e as comunidades quilombolas que habitam aquele território a mais de 300 anos”, frisou o secretário.

Comentários

Comentários

Fonte: www.ma.gov.br/agenciadenoticias/direitos-humanos/liderancas-do-movimento-negro-discutem-o-impacto-do-acordo-de-alcantara-sobre-os-quilombos-do-municipio

[/bloqueador2]

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
  • Clique para imprimir(abre em nova janela) Imprimir
  • Tweet
  • Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram
  • Clique para compartilhar no Threads(abre em nova janela) Threads

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.