[bloqueador2]
Oficinas da 17ª Semana de Museus do Maranhão. (Foto: Divulgação).
Transmissão de saberes e tradição marcou a realização de diversas oficinas promovidas pelos equipamentos culturais do estado durante a 17ª Semana de Museus no Maranhão. O evento celebra o Dia Internacional de Museus, comemorado neste sábado, 18, e tem como tema ‘Museus como Núcleos Culturais: o Futuro das Tradições’.
Em Alcântara, a Casa do Divino e o Museu Histórico realizaram oficinas que remetem à Festa do Divino, uma das manifestações religiosas mais tradicionais do estado e que anualmente recebe muitos turistas.
Na Casa do Divino, a oficina Divino Sabor Chocolate reuniu devotos do festejo e da gastronomia no dia 15. Já o Museu Histórico de Alcântara ofereceu as aulas do Divino Saber (para crianças e adolescentes que participam dos festejos) e Nó do Mastro.
Para Mônica Duarte, diretora do Museu Histórico de Alcântara, é importante preservar o conhecimento da tradição e promover o diálogo entre as gerações. “A Festa do Divino de Alcântara é marcada pelos seus minuciosos detalhes, e sem isso a festa deixa de existir, as oficinas foram muito procuradas pelos alcantarenses de todas as idades que se interessam em manter a tradição, são experiências que incentivam o diálogo e contribuem para a construção de novos saberes”, ressaltou.
Oficinas da 17ª Semana de Museus do Maranhão. (Foto: Divulgação).
A Casa de Cultura Josué Montello promoveu durante a semana oficinas criativas com material reciclável. A primeira foi ministrada pelo artesão e escritor Antônio Melo, premiado no 1º Concurso de Arte Consciente 2009 São Paulo. A segunda teve a participação do Grupo de Escoteiros do Ar que apresentou palestra sobre a história da aviação brasileira seguida de oficina de confecção de avião.
A celebração de uma tradicional Ceia Judaica também esteve na programação do Museu de Arte Sacra. A cerimônia reproduziu os costumes da cultura, com elementos da história, gastronomia e religiosidade. No Centro de Pesquisa de História Natural a oficina de molde de dinossauro foi realizada no dia 16 seguida de visita mediada às exposições de paleontologia, arqueologia e povos indígenas do maranhão.
Oficina de Cazumbá
No Centro de Artes Cênicas do Maranhão, o projeto ‘Cacem Cazumbando’ ensina como fazer máscaras e indumentárias Cazumbá. As aulas práticas acontecem ate o dia 27 de junho sempre nas terças e quintas feiras, das 17h30 às 19h30, na sede da escola, Rua Santo Antônio, 161, Centro de São Luís.
Oficinas da 17ª Semana de Museus do Maranhão. (Foto: Divulgação).
A oficina tem por objetivo a produção de máscaras com suas torres tradicionais, e de indumentária (bata) de cazumbá, famoso personagem do Bumba meu boi. No primeiro dia da oficina foi realizada a palestra ‘Pessoas e Personagens do Bumba Meu Boi’, apresentada pela professora da Universidade Federal do Maranhão, Elisene Matos, do Departamento de Artes Visuais da UFMA.
Está previsto para o último dia, cortejo dos cazumbas confeccionados na oficina acompanhados por um grupo de Bumba meu boi, sotaque da baixada. O cortejo partirá do Cacem e seguirá pelas ruas do centro com destino a praça Nauro Machado.
Comentários
Comentários
[/bloqueador2]