Unidades Básicas de saúde (UBS) de Ariquemes (RO), no Vale do Jamari, começam a atender em horário ampliado, entre terça-feira (21) e quinta-feira (23), para que as pessoas dos grupos prioritários possam ser vacinadas contra a gripe.
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (Semsau), nove UBS’s se revezarão com atendimentos das 7h30 às 19h, como uma medida para ajudar as pessoas que não podem ir aos postos de vacinação no horário convencional.
Além dos postos de saúde, as vacinas também serão oferecidas nos três dias, das 18h às 21h, no IG Shopping. (Confira o cronograma no fim da matéria)
De acordo com Ândrea, o município atualmente possui cerca de 70% do público prioritário geral está imunizado, mas a preocupação é com alguns grupos específicos, principalmente os das crianças, que está em torno de 54% de cobertura. A cobertura estipulada pelo Ministério da Saúde é de 90% de imunização em cada grupo.
“Tomamos essa iniciativa porque segundo alguns pais, no horário de funcionamento das unidades, eles têm alguma dificuldade para levar as crianças pra vacinar, porque esse período é o horário de trabalho. Então, fizemos um escalonamento de três unidades por dia, para atenderem essa população que pertence ao grupo prioritário”, explicou a gerente de vigilância de saúde, Ândrea Gaspar.
A vacina contra a gripe protege contra as influenzas A (H1N1 e H3N2) e B, além de contemplar portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais. Nesses casos, é preciso apresentar prescrição médica no ato da imunização.
A vacina não causa gripe e permite que as pessoas fiquem imunes aos tipos de vírus mais comuns em circulação sem ficar doente.
Conforme a gerente de vigilância de saúde, o grupo prioritário das crianças é o que sempre apresenta dificuldades nas campanhas de vacinação e ela fez um apelo para os pais ou responsáveis levaram os filhos para receber a vacina e evitar problemas maiores.
“Todos os anos, o grupo das crianças é o que sempre temos maior dificuldade em alcançar a cobertura e a gente fica muito triste com isso, porque a criança não consegue ir sozinha ao local de vacinação. A gripe tem tido muitos casos de óbito em estados vizinhos, então a gente conclama aos pais para que levem seus filhos para receber a vacina”, alertou.
A campanha de vacinação contra a gripe nos grupos prioritários segue até o dia 31 de maio. Conforme a Semsau, os horários alternativos poderão ser repetidos na próxima semana se houver grande procura pela vacina.
Quem deve se vacinar?
Devem se vacinar as crianças acima de seis meses e abaixo de seis anos, as gestantes, as mulheres que tiveram bebê até 45 dias após o parto, toda a população acima de 60 anos de idade, pessoas de qualquer idade que tenham indicação médica por uma doença, além de professores, profissionais de saúde e militares.
Jovens dos 12 aos 21 anos sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional também têm direito às doses. O Ministério da Saúde também orienta vacinar policiais civis, militares, bombeiros e membros ativos das Forças Armadas, assim como profissionais de saúde.
Confira o cronograma de atendimento
Terça-feira (21):
- Das 7h30 às 19h: UBS do Setor 5 (Avenida Jaru, BNH); UBS do Jardim Alvorada (Rua Lisboa, 5453) e UBS do Setor 10 (Rua México, 1001)
- Das 18h às 21h: IG Shopping (Avenida Capitão Silvio, 3790, Setor Grandes Áreas)
Quarta-feira (22):
- Das 7h30 às 19h: UBS do Setor 9 (Rua Paranavaí, 4726); UBS do Mutirão (Rua Floriano Peixoto, 885, Setor Monte Cristo) e UBS do 25 de dezembro (Avenida Canaã, 5420)
- Das 18h às 21h: IG Shopping (Avenida Capitão Silvio, 3790, Setor Grandes Áreas)
Quinta-feira (23):
- Das 7h30 às 19h: UBS do Setor 2 (Rua Cardeal, 1246); UBS do Marechal Rondon (Rua Albino Henrique, 309) e UBS do Setor 6 (Avenida Jaru, 3295)
- Das 18h às 21h: IG Shopping (Avenida Capitão Silvio, 3790, Setor Grandes Áreas) Fonte: G1