As famílias do loteamento Jardim Zona Sul, atendidas pela equipe da Pastoral da Criança de Ariquemes, participaram de uma ação diferente na tarde de ontem (22.05). A Águas de Ariquemes em parceria com a Faculdade de Educação e Meio Ambiente – FAEMA e apoio da Pastoral da Criança, lançaram o Projeto Amigos do Meio Ambiente. A iniciativa busca levar conhecimento e conscientização ambiental voltadas ao esgotamento sanitário por meio de palestras, visitas, concursos de frases e premiações.
O projeto que terá a duração de três meses, convida as famílias para um novo aprendizado, fortalecer o benefício do esgotamento sanitário, e ainda, reforçar o uso correto das redes coletoras, com bons hábitos e novas formas de sensibilização. A palestra da acadêmica do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária, Cleópatra Paiva, abriu o projeto, pontuando a importância do esgoto tratado no saneamento básico, e parabenizando as famílias por ter tal benefício, a colaboradora que atua na área do meio ambiente da concessionária, Zaida Siufi, abordou de modo lúdico a necessidade do uso correto das redes e ainda as doenças que poderão ser adquiridas quando não há o saneamento adequado.
Foram entregues para as crianças kits educativos e o formulário para participarem do concurso cultural, que irá premiar as melhores frases de meio ambiente, com tablets, mochilas e squeezes. A premiação será na Semana Mundial do Meio Ambiente 05.06. Os moradores durante este período receberam visitas orientativas, a expectativas é que o número de obstruções causadas pelo uso inadequado da rede diminua de modo considerável.
O responsável pelos projetos socioambientais da Águas de Ariquemes, Diecson Prado, explica que o bairro Jardim Felicidade também será contemplado com o projeto. “As obras de esgoto já foram iniciadas, logo boa parte da cidade terá tal benefício, nos bairros já atendidos com coleta e tratamento de esgoto, por falta de conhecimento, muitos moradores jogam lixo doméstico, fraldas plásticas, latas e garrafas pets e até mesmo fazem a conexão da água pluvial de suas calhas nas redes, isso é inadmissível, a engenharia das redes de esgotamento sanitário são somente para fluidos, se usadas de modo correto todos ganham”, concluiu.
A moradora da 38ª rua do Jardim Zona Sul, Marcia Pereira, parabenizou a ideia da concessionária em ensinar os pais e as crianças, é uma forma de todos entenderem sobre o assunto. “Será muito bom para o bairro esse projeto, infelizmente eu mesmo já presenciei vizinhos usando de modo errado, agora me sinto na liberdade de conversar com ele para não agir da forma incorreta”, afirmou.
“Durante as palestras eu vi quantas doenças existem quando não tem esgoto tratado e o mal que faz ao meio ambiente as fossas domiciliares, contaminando o solo e a água”, contou a moradora da 14ª rua, Mayara dos Santos.
Localizado na região leste do município, o loteamento Jardim Zona Sul, desde 2014 é acompanhado pela Pastoral da Criança, que realiza encontros mensais com as famílias, fazem pesagem das crianças, suplementação alimentar e orientações de planejamento familiar. O loteamento possui uma Estação de Tratamento de Esgoto- ETE própria. Um benefício enorme para as 340 famílias, que, além de serem abastecida com água potável, flúoretada, todo o esgoto do loteamento é coletado, tratado e devolvido para natureza, completando o ciclo perfeito de sustentabilidade.
Para mais informações sobre projetos e ações desenvolvidos pela Águas de Ariquemes, acesse www.aegeamt.com.br