domingo, 27 julho, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Analista palestra para universitários sobre adequação da MTI à Lei das Estatais

25/05/2019
in Mato Grosso

[bloqueador2]

O analista de Tecnologia da Informação (TI) e assessor executivo da Empresa Mato-grossense de Tecnologia da Informação (MTI), Sandro Brandão, palestrou sobre a Lei das Estatais (Lei nº 13.303/2016) e a adequação da empresa à legislação para os estudantes do 8º e 9º semestres do curso de Direito da Faculdade Cândido Rondon (FCR), em Cuiabá.

A palestra ocorreu a pedido da faculdade e, durante o evento, Sandro explicou os aspectos gerais da lei, voltando-se para a visão prática de como ela está sendo trabalhada pelo Governo de Mato Grosso.  A lei veio para substituir, entre outras questões legais, a Lei das licitações (Lei nº 8.666/1993) nas empresas públicas e sociedades de economia mista.

“A abordagem foi para demonstrar como os operadores de direito são importantes para a aplicação real da lei, que traz muita inovação para o modelo de contratação pelas estatais”, disse o analista.

Além disso, segundo Sandro, foi discutido sobre o fortalecimento da governança sobre as empresas públicas. “Se, por um lado, a lei proporciona oportunidades para a viabilidade, por outro ela exige cada vez mais conformidade, transparência e gestão de risco sobre as decisões”, comentou.

O analista ainda fez um comparativo entre a Lei das Estatais e a Lei das Licitações, especialmente no que se refere ao procedimento licitatório formal que, no caso desta última, é incompatível com a exploração econômica eficiente e compromete a eficiência da empresa estatal.

“Enfatizei bastante a participação de todos os ordenadores do direito e órgãos de controle, para que as estatais possam implementar as oportunidades que a lei proporciona, especialmente pelo fato de ser uma lei nova e que não tem muita doutrina e jurisprudência”, disse.

Quanto à aplicação da lei na MTI e seus resultados, Sandro destacou a formalização do contrato de patrocínio com a oferta de acesso livre à internet nos parques estaduais de Cuiabá, que não teve custo para a administração pública.

Além disso, ressaltou o contrato de parceria estratégica com a Google, que possibilitará a entrega de soluções inovadoras para o Estado, com menor custo e mais inovação.  “São oportunidades de extrema importância, mas os agentes públicos precisam seguir os princípios da administração pública, ter motivação em suas decisões e muita fiscalização e controle”, encerrou.

Fonte: www.mt.gov.br/rss/-/asset_publisher/Hf4xlehM0Iwr/content/id/11849194

[/bloqueador2]

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
  • Clique para imprimir(abre em nova janela) Imprimir
  • Tweet
  • Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram
  • Clique para compartilhar no Threads(abre em nova janela) Threads

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.