domingo, 27 julho, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Mato Grosso pode se unir à ONU em projetos socioeconômicos

26/05/2019
in Mato Grosso

[bloqueador2]

O Governo de Estado e o Sistema das Nações Unidas do Brasil (ONU) avaliam a execução de um grande projeto institucional de incentivo ao desenvolvimento humano sustentável. Na manhã desta quinta-feira (23), o secretário de Estado de Agricultura Familiar (Seaf), Silvano Amaral recebeu em nome do governador Mauro Mendes, o coordenador do Sistema ONU no Brasil, Niky Fabiancic.

O encontro realizado no Palácio Paiaguás, deu continuidade à apresentação dos programas desenvolvidos pelo Estado no enfrentamento de diferentes questões, que envolvem o resgate da qualidade de vida e dignidade do cidadão. 

A ONU entre outras ações, tem expertise na aplicação de estratégias capazes de otimizar ações já desenvolvidas nos Estados, potencializando seus resultados, e a capacidade de envolvimento do público-alvo. Em sua prioridade consta o apoio às iniciativas de impacto social, como o combate à pobreza, economia sustentável, gestão ambiental, redução das desigualdades sociais, fortalecimento da economia local, entre outros temas de relevância internacional. 

No tocante à Agricultura Familiar, Silvano relatou uma série de ações desenvolvidas pela pasta no sentido de mitigar o impacto de alguns dramas sociais vividos pelos pequenos produtores. Entre elas, o programa ‘Terra a Limpo’ que irá promover a regularização fundiária em 87 municípios do Estado, beneficiando 165 glebas e 378 assentamentos. Serão investidos R$ 76,9 milhões oriundos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) com aplicação especifica em municípios localizados no bioma Amazônico. 

O secretário também apresentou o Programa Mato-grossense de Municípios Sustentáveis (PMS), criado para promover o desenvolvimento sustentável dos munícipios, por meio do fortalecimento da economia local, com a promoção das cadeias produtivas sustentáveis. 

Já o Programa Pioneiros em REDD, conhecido como REM, é uma iniciativa dos Governos da Alemanha e Reino Unido implementado pelo Banco de Desenvolvimento KFW. O projeto incentiva as práticas sustentáveis de REDD (Redução de Emissões por Desmatamento, Degradação Florestal, Conservação, Manejo Sustentável e Aumento dos Estoques de Carbono Florestal), desenvolvidas no bioma Amazônico. Os recursos são destinados aos Estados comprometidos com o desenvolvimento sustentável. 

“Mato Grosso se reinventou, e alcançou o ranking de maior produtor individual de carne e grãos do mundo, e nós queremos ser reconhecidos internacionalmente como tal. Quanto ao fomento à agricultura familiar, a Seaf de uma maneira muito especifica, está trabalhando não apenas na prospecção de iniciativas inovadoras, mas estamos construindo um verdadeiro conjunto de políticas públicas perenes e de impacto real na vida do homem do campo.”

Ele acrescenta que, hoje, o principal gargalo ao progresso do produtor é a falta de assistência técnica. “Não adianta o poder público distribuir equipamentos modernos se o produtor não souber operar. Ou o pior, o produtor perder toda sua produção por falta da orientação correta quanto ao manejo ou combate de pragas”, frisou Silvano.  

O secretário-executivo de Meio Ambiente (Sema), Alex Sandro Marega, frisou a mudança de postura adotada pelos produtores no combate ao desmatamento. O Estado saiu do ranking de maior desmatador nacional, e passou a ocupar o status de estado-modelo no implemento de políticas voltadas a preservação ambiental. O Estado também se tornou destaque na recuperação de áreas degradadas. 

“Estamos ampliando nossa produção sem comprometer o meio ambiente, tudo graças a organização do setor produtivo e a absorção de novas tecnologias capazes de otimizar a produção em áreas já abertas”, comemorou Marega, que aproveitou para destacar o empenho da pasta em dar celeridade aos processos de emissão do Cadastro Ambiental Rural (CAR). 

Na área da Assistência Social, o coordenador da ONU, Niky Fabiancic enfatizou o estreito relacionamento mantido com o Ministério da Cidadania no Brasil, e manifestou o interesse da organização em estender ao Estado o apoio às iniciativas públicas voltadas à cidadania. 

Nesse contexto, a secretária de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc), Rosamaria Carvalho destacou que entre as várias ações implementadas pelo governo, o Programa ‘Criança Feliz’ será apresentado à ONU como ação prioritária na parceria.

O programa foi instituído pelo decreto nº 8.869, de 5 de outubro de 2016, alterado pelo Decreto n° 9.579, de 22 de novembro de 2018, com a finalidade de promover o desenvolvimento integral das crianças na primeira infância, considerando sua família e seu contexto de vida. Sob coordenação do Ministério do Desenvolvimento Social, o programa articula ações políticas de assistência social, saúde, educação, cultura, direitos humanos e direito das crianças e adolescentes. 

Já o secretário de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), Allan Kardec, detalhou sobre a necessidade da inserção de equipamentos esportivos distribuídos em locais estratégicos, as chamadas “academias ao ar livre”. Os empreendimentos têm o poder de socializar jovens e adultos, criando ambientes saudáveis de lazer, e a dispersão da violência em regiões de vulnerabilidade social. 

imagem26-05-2019-15-05-51

Niky ressaltou a participação da ONU em projetos de esporte e lazer, envolvendo mais de 60 mil crianças no Brasil. A organização também possui grande expertise no incentivo à cultura, e na preservação do patrimônio histórico. Segundo ele, o organismo já trabalha a captação de recursos para a execução do Plano de Gestão Sustentável para o Centro Histórico de Cuiabá. 

A ONU se comprometeu no encaminhamento detalhado das diretrizes que evolvem a parceria.  Diante do documento, o Governo do Estado irá definir as atribuições e responsabilidade que assumirá durante a execução da proposta

Fonte: www.mt.gov.br/rss/-/asset_publisher/Hf4xlehM0Iwr/content/id/11840652

[/bloqueador2]

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
  • Clique para imprimir(abre em nova janela) Imprimir
  • Tweet
  • Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram
  • Clique para compartilhar no Threads(abre em nova janela) Threads

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.