[bloqueador2]
Cerca de 150 gestores e técnicos da assistência social participaram nesta quinta-feira (23.05) da 2º Reunião Ordinária de 2019, realizada pela Comissão de Intergestores Bipartite do Sistema Único de Assistência Social (CIB/SUAS-MT). O objetivo do encontro é pactuar agendas e ações voltadas ao desenvolvimento da política de assistência social em âmbito estadual.
A coordenadora representante da Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc-MT), Rosamaria de Carvalho, ressaltou a importância da assistência social enquanto política pública e a sua prioridade na gestão governamental. “Conhecemos o momento de dificuldade financeira que os municípios estão passando e, mesmo assim, quando fazemos um chamamento atendem com compromisso”.
Na ocasião, a titular da pasta também destacou o programa Criança Feliz, enfatizando a atuação do Governo Federal em priorizar o trabalho já desenvolvido. A iniciativa busca a ampliação da rede de atenção e o cuidado integral das crianças na primeira infância, considerando sua família e seu contexto de vida.
“Participamos em Rio Verde, Goiás, do Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas) para descobrir o que o município fez com o Programa Criança Feliz e trazer toda essa expertise para Mato Grosso”, concluiu.
O secretário adjunto de Assistência Social, Aguinaldo Garrido, conduziu a reunião destacando o objetivo da iniciativa para melhorar a eficácia no atendimento da gestão do Sistema Único da Assistência Social (SUAS).
“Que bom que vamos iniciar nossa segunda reunião rediscutindo essas composições de diálogo e pactuação. Mato Grosso esta sistematicamente garantindo um espaço instituído na política de assistência social”, salientou.
A presidente do Colegiado Estadual de Gestores Municipais da Assistência Social (Coegemas), Márcia Rotilli, falou da necessidade das reuniões para o alinhamento de ações desenvolvidas durante o ano. “Esse é o momento que o Governo do Estado se reúne com os municípios, para negociar de como será conduzido à assistência social. Ficamos felizes em ver representantes municipais preocupados com os usuários que irão receber os serviços que executamos”, pontuou.
“Esses encontros são fundamentais para o direcionamento das ações. São diálogos que acontecem onde podemos nortear nossos planejamentos, isso vem fortalecer todo trabalho desenvolvido no município”, disse a secretária municipal de Várzea Grande, Flávia Luíza Coelho, que esteve no evento representando os municípios de grande porte.
[/bloqueador2]