sexta-feira, 4 julho, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

URGENTE – Dilma pensa em decretar Estado de Defesa

24/03/2016
in Brasil, Destaque

2599[1]Em seu Facebook, o senador Ronaldo Caiado, do Democratas de Goiás trouxe uma gravíssima denúncia: a Presidente Dilma Rousseff teria consultado o Ministério da Defesa sobre a possibilidade de decretar “Estado de Defesa”, medida extrema prevista pela Constituição em seu artigo 136. O texto que abre o artigo é claríssimo: “O Presidente da República pode, ouvidos o Conselho da República e o Conselho de Defesa Nacional, decretar estado de defesa para preservar ou prontamente restabelecer, em locais restritos e determinados, a ordem pública ou a paz social ameaçadas por grave e iminente instabilidade institucional ou atingidas por calamidades de grandes proporções na natureza”.

Onde a ordem pública está sendo ameaçada no Brasil, exceto no Planalto de Dilma? Onde a paz social está sendo ameaçada por grave e iminente instabilidade institucional, senão a instabilidade que vem sendo provocada por Dilma e seu governo? Qual a calamidade de grandes proporções na natureza, exceto o calamitoso governo Dilma?

A denúncia de Caiado tem de ser apurada.

Não há motivo sequer para cogitar uma media extremada destas em tempos de absoluta normalidade institucional.

Se a denúncia de Caiado for comprovada, Dilma tem de ser afastada da cadeira Presidencial o quanto antes, sob pena de convulsionar um país que já está virado em uma panela de pressão.

A decisão tem de passar pelo Congresso. Mas ainda que por 24 horas, Dilma poderia governar como uma ditadora sem que ninguém pudesse impedi-la.

 

CONFIRA O ARTIGO 136, QUE DARIA A DILMA PODERES QUASE DITATORIAIS:

Art. 136. O Presidente da República pode, ouvidos o Conselho da República e o Conselho de Defesa Nacional, decretar estado de defesa para preservar ou prontamente restabelecer, em locais restritos e determinados, a ordem pública ou a paz social ameaçadas por grave e iminente instabilidade institucional ou atingidas por calamidades de grandes proporções na natureza.

§ 1º O decreto que instituir o estado de defesa determinará o tempo de sua duração, especificará as áreas a serem abrangidas e indicará, nos termos e limites da lei, as medidas coercitivas a vigorarem, dentre as seguintes:

I – restrições aos direitos de:

a) reunião, ainda que exercida no seio das associações;

b) sigilo de correspondência;

c) sigilo de comunicação telegráfica e telefônica;

II – ocupação e uso temporário de bens e serviços públicos, na hipótese de calamidade pública, respondendo a União pelos danos e custos decorrentes.

§ 2º O tempo de duração do estado de defesa não será superior a trinta dias, podendo ser prorrogado uma vez, por igual período, se persistirem as razões que justificaram a sua decretação.

§ 3º Na vigência do estado de defesa:

I – a prisão por crime contra o Estado, determinada pelo executor da medida, será por este comunicada imediatamente ao juiz competente, que a relaxará, se não for legal, facultado ao preso requerer exame de corpo de delito à autoridade policial;

II – a comunicação será acompanhada de declaração, pela autoridade, do estado físico e mental do detido no momento de sua autuação;

III – a prisão ou detenção de qualquer pessoa não poderá ser superior a dez dias, salvo quando autorizada pelo Poder Judiciário;

IV – é vedada a incomunicabilidade do preso.

§ 4º Decretado o estado de defesa ou sua prorrogação, o Presidente da República, dentro de vinte e quatro horas, submeterá o ato com a respectiva justificação ao Congresso Nacional, que decidirá por maioria absoluta.

§ 5º Se o Congresso Nacional estiver em recesso, será convocado, extraordinariamente, no prazo de cinco dias.

§ 6º O Congresso Nacional apreciará o decreto dentro de dez dias contados de seu recebimento, devendo continuar funcionando enquanto vigorar o estado de defesa.

§ 7º Rejeitado o decreto, cessa imediatamente o estado de defesa.

Tags: criseDILMA ROUSSEFF

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.