[bloqueador2]
Ação educativa do Detran-MA nos arraiais (Foto: Divulgação)
O final de semana foi de muita atividade para equipe da Coordenação de Educação para o Trânsito, do Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA). No sábado (22), a equipe realizou uma grande ação no Arraial do Ipem, no Calhau levando o Projeto ‘Direção Certa: mais que um papo de um bar’ ao público presente no local. O objetivo da ação foi de conscientizar motoristas e pedestres sobre suas responsabilidades no trânsito e alertar para os perigos de dirigir um veículo após o consumo de bebida alcoólica. No domingo (23), foi a vez da feirinha de São Luís receber os educadores do Detran-MA, que realizaram, no local, abordagem educativa e o teste do etilômetro.
Com o arraial lotado, entre maranhenses e turistas, que aproveitavam os festejos juninos do Estado, os educadores fizeram abordagens, com explicações sobre a Lei Seca, e distribuíram panfletos informativos sobre segurança no trânsito, disponibilizando ao público o teste do etilômetro, conhecido como bafômetro. O teste foi realizado de forma educativa.
A coordenadora de Educação para o Trânsito do Detran-MA, Rositânea de Farias, ressaltou que salvar vidas é um compromisso do Departamento com a sociedade. “Somos incansáveis nesta missão de conscientizar cada condutor sobre os cuidados que todos nós devemos ter no trânsito. Principalmente com o consumo de bebida alcoólica. Não existe meio termo, esta é uma combinação muito perigosa e que sempre deve ser evitada”, explica.
As abordagens educativas no arraial foram bem recebidas pelo público. O sargento PM Edeli Lopes Junior, um paulista que veio conhecer as belezas turísticas do Maranhão, elogiou a ação do Detran-MA, ressaltando que conhece as atividades de educação sobre a Lei Seca em seu Estado. “Em São Paulo, também realizamos, junto ao Detran-SP, ações de orientação para o condutor veicular agir de forma correta no trânsito. Parabéns ao Detran-MA por ir aos locais onde existem esta condição de perigo para o trânsito”, afirmou.
A empresária Juliana Rodrigues também aceitou fazer o teste do etilômetro, com o objetivo de tirar suas dúvidas sobre a Lei Seca. “Acho muito importante todas essas informações. Estou aproveitando para tirar todas as dúvidas sobre a Lei Seca”, disse.
Durante a ação no Arraial do Ipem, a equipe de Educação para o Trânsito entregou ao público, 2.800 ventarolas e 400 kits informativos sobre a Lei Seca.
Domingo
Ação educativa do Detran-MA na feirinha (Foto: Divulgação)
No domingo, a equipe de Educadores do Detran-MA esteve na feirinha de São Luís. Em clima junino, fizeram abordagem educativa explicando aos presentes sobre a importância da segurança no trânsito. Foram entregues materiais educativos e aplicado, em caráter educativo, o teste do etilômetro.
A presença dos educadores foi bem recebida pelo público que aproveitava o domingo na feirinha. De acordo com a funcionária pública Helena Sousa, esse trabalho é muito importante, principalmente na época de festas.
“Acho super importante esta ação. Temos que ter muita atenção para que uma festa não acabe em tristeza. Parabéns ao Detran”, disse Helena Sousa. Durante a ação, foram entregues 1.450 materiais educativos e aplicados 45 testes de etilômetro.
Comentários
Comentários
[/bloqueador2]