terça-feira, 16 setembro, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Cacuriá de Dona Teté anima a noite de sábado junino no Arraial do Ipem – Maranhão

25/06/2019
in Maranhão

[bloqueador2]imagem25-06-2019-10-06-39

imagem25-06-2019-10-06-43

Cacuriá de Dona Teté chamou a atenção dos visitantes do Arraial do Ipem (Foto: Hadson Chagas)

Sensualidade, colorido, simpatia e muita animação na apresentação do Cacuriá de Dona Teté, um dos mais tradicionais e conhecidos grupos deste ritmo folclórico, abrilhantando a noite de sábado (22), no São João do Maranhão do Arraial do Ipem. A batida forte e cadenciada dos tambores de caixas do Divino fizeram o público dançar junto e cantar as letras criativas com versos improvisados. Ainda na noite de festejo, forró pé-de-serra, show musical e bumba boi. O São João do Maranhão é promovido pelo Governo do Estado em parceria com a Prefeitura de São Luís e terá atrações em vários pontos da cidade até dia 30 de junho.

São 33 anos de apresentações do Cacuriá de Dona Teté, que tem característica na dança cheia de ritmo e entoada pelas caixas do Divino. Na coreografia, os dançarinos mostram simpatia e muita sensualidade que se completa com o colorido e brilho dos figurinos. Manifestação de dança folclórica maranhense, o cacuriá é uma das atrações mais aguardadas nas programações juninas. Comandando os vocais, a cantora Rosa Reis e um aparato de músicos e caixeiras do Divino, tornando a apresentação ainda mais singular. “É uma emoção, sempre, subir no palco e ver o público participando, cantando junto e gostado do trabalho. É nossa cultura disseminada e valorizada”, disse Rosa Reis.

O cacuriá tem origem nas batidas das caixeiras da Festa do Divino Espírito Santo, manifestação religiosa tradicional do Maranhão. Tem dança envolvente e letras que retratam o cotidiano local com seu folclore e cultura. Além das caixas, passou a incorporar outros instrumentos e hoje conta com flauta, banjo, violão e clarinete. No Maranhão, o Divino une o popular ao sagrado, apresentando elementos católicos e de religiões africanas, apresentando várias danças como o tambor de crioula e o carimbó.

O operador de áudio Raimundo Ribeiro Filho, de 54 anos, pôde conferir, pela primeira vez, a magia do cacuriá, no arraial do Ipem. Ele é cadeirante e acompanhou a apresentação bem de pertinho, como parte das atividades do projeto Travessia, iniciativa do Governo do Estado. Raimundo Filho e mais 19 pessoas com deficiência e seus acompanhantes, tiveram uma noite especial prestigiando a cultura popular maranhense com segurança e dignidade.

“Eu achei ótimo. Antes desse programa eu não saía para me divertir, hoje, faço isso e tenho mais condições até para meu trabalho e tratamento de saúde. A gente se sente digno em poder participar em condições iguais. Se não fosse o programa, eu não teria como estar aqui. Gosto muito da nossa cultura e agora posso prestigiar. O arraial está lindo e eu me sinto feliz de poder estar aqui”, disse Raimundo Filho. O Travessia oportuniza o transporte para trabalho, educação, tratamento de saúde e lazer a pessoas com deficiência em todo o Maranhão.

imagem25-06-2019-10-06-47

Professora Andréia Martins levou a filha Luana, de oito anos, para o Arraial do Ipem e ficou maravilhada (Foto: Handson Chagas)

A professora Andréia Martins, 36 anos, estava com a filha, Luana, de oito anos, curtindo a apresentação do cacuriá e ficou maravilhada. “É uma dança linda, animada e envolvente, que dá vontade de dançar junto. A organização também está de parabéns pelo arraial que está muito bem organizado, seguro e com as atrações que todos gostam”, disse. O grupo é uma homenagem à sua fundadora, Dona Teté, falecida aos 87 anos, em dezembro de 2011. Teté era percussionista, tida como uma das criadoras do ritmo e considerada responsável pela introdução dos novos instrumentos.

A festança da noite de sábado contou, ainda, com o grupo Forró Bom Demais, iniciando as atrações no palco às 18h, seguido pelos grupos de bumba meu boi Meu Tamarineiro, Nina Rodrigues, Boizinho Barrica, Boi da Maioba e show de Alexandra Nicolas com músicas juninas e forró. No Barracão do Forró, show de Ruan Duanny e banda e Michael Prata e Forró do Xeleléu.

São João do Maranhão

A programação do São João do Maranhão tem atrações ainda nos arraiais da Praça Maria Aragão e Nauro Machado, Centro Histórico. Existe, também, apoio às festas nos bairros da Cidade Operária, João de Deus, Anil, João Paulo, Liberdade, Anjo da Guarda, Largo de Santo Antônio (22 a 29 de junho).

As festas Encontro de Gigantes, Arraiá do Povo, Arena Pátio Norte, Encontro de Danças Portuguesas e Manifestações Culturais, São Pedro, São Marçal, Encontro de Miolos de Boi e Festival de Zabumbas são outras atrações do calendário junino que recebem apoio do Governo do Estado.

Comentários

Comentários

Fonte: www.ma.gov.br/agenciadenoticias/desenvolvimento/cacuria-de-dona-tete-anima-a-noite-de-sabado-junino-no-arraial-do-ipem

[/bloqueador2]

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
  • Clique para imprimir(abre em nova janela) Imprimir
  • Tweet
  • Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram
  • Clique para compartilhar no Threads(abre em nova janela) Threads

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.