Dezenas de grupos de bumba-meu-boi prestaram homenagem ao padroeiro dos pescadores (Foto: Karlos Gerômy)
Mais um ano de tradição, fé, muita beleza e emoção marcou a chegada do dia de São Pedro (29) nos arraiais de São Luís e na Capela de São Pedro, na Madre Deus. No arraial do Ipem, fãs do forró relembraram os sucessos da carreira da cantora e compositora Rita de Cássia.
No Largo de São Pedro, milhares de pessoas amanheceram na capela que homenageia o santo. Uma multidão de brincantes acompanhou a passagem de dezenas de grupos de bumba-meu-boi que se apresentaram para homenagear e pedir bençãos ao santo padroeiro dos pescadores.
Com 79 anos de tradição, a Festança na capela de São Pedro é um dos pontos altos do período junino no Maranhão. As brincadeiras atravessaram a madrugada e se estendem até o final da tarde deste sábado, com duas procissões (marítima e terrestre), seguidas de uma missa campal, que encerra o folguedo.
Festejo no Largo de São Pedro mistura cultura e devoção (Foto: Karlos Gerômy).
Fé e cultura
Além dos inúmeros grupos de bumba-boi dos mais variados sotaques, a fé também é uma característica marcante da tradição no dia de São Pedro, com muitos devotos aproveitando a data para agradecer ou pagar promessas ao santo. Segundo a coordenadora da festa no Largo de São Pedro, Regina Soeiro, tanto o movimento cultural quanto religioso só vem crescendo.
“Nos últimos três anos essa festa vem crescendo bastante. A gente vê que a cada ano vem sendo bem maior. E no outro lado, que é o lado da devoção, isso também vem acontecendo, porque cada celebração realizada durante todo o novenário, cada dia nós temos uma público maior e isso é um resultado positivo, quanto do lado da religiosidade, quanto do lado cultural”, disse ela.
Ipem
Antônio Jerônimo realiza sonho ao conhecer a cantora Rita de Cássia no dia do seu aniversário (Foto: Divulgação).
Já a festa no Arraial do Ipem nesta sexta-feira (28), foi regada a bumba-meu-boi e muito forró. Além do pé -de-serrá com os trios que embalou quem buscou o Engenho do Forró, no palco principal a cantora e compositora Rita de Cássia relembrou os sucessos da carreira.
“Estou muito feliz de estar aqui nessa festa maravilhosa, muito linda, está todo mundo de parabéns, e preparei um show de sucessos, para cantar o tempo inteiro”, disse a cantora.
Antônio Jerônimo é cearense e trabalha em São Luís desde 2010. As músicas da cantora embalaram a vida do professor, no dia do aniversário ele realizou um sonho no Arraial do Ipem.
“As músicas de Rita me acompanham desde o Mastruz com Leite, tenho todos os CDs, cantava para minha filha e sempre procurava os shows dela aqui, mas ela nunca vinha, hoje no dia do meu aniversário veio e tirei uma foto com ela, estou muito feliz”, disse.
Comentários
Comentários
[/bloqueador2]