domingo, 14 setembro, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Governo assina termo de compromisso com a Defensoria Pública para o combate à mortalidade infantil – Maranhão

05/07/2019
in Maranhão

[bloqueador2] imagem05-07-2019-17-07-48 imagem05-07-2019-17-07-51

Representantes da SES e da SEEPP participaram da assinatura do termo de cooperação para combater mortes infantis no Maranhão (Foto: Julyane Galvão)

Seis órgãos e organizações maranhenses assinaram, na quinta-feira (4), um termo de cooperação para combater as mortes infantis no estado. Dentre eles, estava a Secretaria de Estado da Saúde (SES), que atendeu ao convite da Defensoria Pública do Estado para integrar o plano para melhoria do serviço de atenção básica e redução dos óbitos infantis. A assinatura aconteceu durante o curso “Defensoria – Todos pela educação básica”.

A proposta é somar as expertises de cada participante para elaboração de um Censo Pré-Natal, bem como de um plano de trabalho. Caberá à SES contribuir com a elaboração e execução do censo, treinamento de equipes das unidades de saúde para aplicação do instrumento e realizar cursos de qualificação com defensores públicos na temática relacionada à atenção básica.

Presente à assinatura do termo, o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, acredita ser importante que todos estejam empenhados na missão de salvar mães e bebês maranhenses.

imagem05-07-2019-17-07-55

Representantes da SES e da SEEPP participaram da assinatura do termo de cooperação para combater mortes infantis no Maranhão (Foto: Julyane Galvão)

“A gente pode pensar a Defensoria apenas como um órgão judicializante, mas o sentido aqui é mais amplo. Aqui, ela vai além do Poder Judiciário, fazendo parceria com o Poder Executivo. Vamos ajudar com o Censo, que é algo que já estamos fazendo com o Cheque Cesta Básica Gestante. Estamos conjugando esforços para combater e reduzir a mortalidade materna e infantil”, destacou Carlos Lula.

Segundo o defensor geral, Alberto Pessoa Bastos, a ideia é fazer com que a Defensoria Pública possa contribuir com a redução da mortalidade infantil. “A gente pretende capacitar os defensores a diagnosticar o problema e também para resolver o problema por meio de articulações com vários poderes, de forma que as mães tenham acesso a acompanhamento desde o início da gestação e com isso evitar a morte. É imprescindível que haja a cooperação das secretarias municipal e estadual de Saúde”, afirmou.

Também assinou o Termo de Cooperação Técnica, o secretário Extraordinária de Articulação das Políticas Públicas (SEEPP), Marcos Pacheco, assim como representantes da Secretaria Municipal de Saúde de São Luís, Sociedade de Puericultura e Pediatria do Maranhão e Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão.

Comentários

Comentários

Fonte: www.ma.gov.br/agenciadenoticias/acoes-do-governo/governo-assina-termo-de-compromisso-com-a-defensoria-publica-para-o-combate-a-mortalidade-infantil

[/bloqueador2]

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
  • Clique para imprimir(abre em nova janela) Imprimir
  • Tweet
  • Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram
  • Clique para compartilhar no Threads(abre em nova janela) Threads

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.