domingo, 14 setembro, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Fundação Nippon exalta ações de enfrentamento da hanseníase no Maranhão – Maranhão

06/07/2019
in Maranhão

[bloqueador2] imagem06-07-2019-05-07-53 imagem06-07-2019-05-07-55

Encontro Maranhense: Experiência do Maranhão na Luta pela Redução da Carga de Hanseníase (Foto: Márcio Sampaio)

O Governo do Estado apresentou a experiência na luta pela redução da carga de hanseníase no Maranhão para o presidente da Fundação Nippon, embaixador da Boa Vontade da Organização Mundial da Saúde para Eliminação da Hanseníase, e embaixador do Japão para os Direitos Humanos das Pessoas Afetadas pela Hanseníase, Yohei Sasakawa. O encontro aconteceu, nesta sexta-feira (5), no auditório do Palácio Henrique de La Rocque, em São Luís.

No “Encontro Maranhense: Experiência do Maranhão na Luta pela Redução da Carga de Hanseníase, o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, dialogou com Yohei Sasakawa e comitiva sobre as políticas públicas de saúde adotadas no estado.

“Estamos reduzido os indicadores da hanseníase em todo o estado. Nosso objetivo é erradicar a doença em três anos. É uma meta ousada, mas vamos conseguir com o apoio da Fundação Nippon”, enfatizou o secretário Carlos Lula.

A SES estabeleceu a meta de erradicar a hanseníase em três anos, desenvolvendo programa com ampliação da Força Estadual de Saúde (Fesma), manutenção da vigilância dos municípios, combate à discriminação do paciente hansênico, entre outras medidas.

imagem06-07-2019-05-07-57

Encontro Maranhense: Experiência do Maranhão na Luta pela Redução da Carga de Hanseníase (Foto: Márcio Sampaio)

Yohei Sasakawa afirmou que o esforço do Governo do Maranhão pode gerar os resultados esperados no sentido de incluir em sua política zerar os casos de hanseníase no estado. “Percebemos que os investimentos feitos aqui colocam o Maranhão como candidato a estado modelo. A hanseníase não é uma doença temerosa como o HIV e a tuberculose, isso porque os medicamentos são oferecidos de forma gratuita e quando diagnosticada de forma precoce não deixa nenhuma sequela”, destacou o presidente da Nippon e embaixador da OMS.

Desde 2017, a Fundação Nippon apoia ações nos municípios de São Luís, São José de Ribamar, Paço do Lumiar, Alcântara e Raposa. A Nippon também assiste municípios de cinco outros estados, assim como já doou 50 mil dólares para financiamento das ações relacionadas.

O secretário Extraordinário de Articulação de Políticas Públicas, Marcos Pacheco, apontou o encontro como o momento que consolida o trabalho iniciado em 2015. “O governador Flávio Dino mantém firme os seus cinco pontos de atuação, firmados desde o primeiro mandato, dos quais está o controle da Hanseníase. Entre as ações de enfrentamento podemos elencar a Força Estadual de Saúde do Maranhão (FESMA), o Mais Saúde, a Carreta da Hanseníase, além da busca ativa dos doentes”, observou.

Para o assessor regional para doenças negligenciadas, da Organização Pan Americana de Saúde, Santiago Nicholls, o Brasil está no caminho certo. “Aqui existe bastante incentivo na busca ativa de casos novos, para diagnóstico precoce e tratamento preventivo da doença. Também é um dos poucos países onde foram criadas leis anti-discriminatórias e que favorecem os doentes da hanseníase”, pontuou.

imagem06-07-2019-05-07-59

Secretário Marcos Pacheco no Encontro Maranhense: Experiência do Maranhão na Luta pela Redução da Carga de Hanseníase (Foto: Márcio Sampaio)

O Brasil apresenta o segundo maior número de novos casos detectados a cada ano no mundo, o primeiro é a Índia.  O Maranhão é o segundo do Brasil e o primeiro do Nordeste em números absolutos de casos. Em 2018, 3.165 casos foram notificados no estado. Além disso, o Maranhão é o estado brasileiro que mais diagnostica casos em crianças.

Também estiveram presentes no encontro, o chefe substituto de Cooperação Internacional da Assessoria de Assuntos Internacional de Saúde, Vinicius Ferreira; a deputada estadual e médica, Helena Duailibe; o deputado estadual e membro da Comissão de Saúde da Alema, Antônio Pereira; a tecnologista de Políticas Públicas do Ministério da Saúde, Katia Souto; a coordenadora do Programa Estadual de Controle da Hanseníase do Maranhão, Maria Raimunda Mendonça; e Yuri Costa, do Observatório de Direitos Humanos da Defensoria Pública do Estado.

Medalha 

imagem06-07-2019-05-07-01

Encontro Maranhense: Experiência do Maranhão na Luta pela Redução da Carga de Hanseníase (Foto: Márcio Sampaio)

Durante o encontro, o senhor Yohei Sasakawa foi condecorado com a medalha Manuel Beckman. A honraria foi concedida pela Assembleia Legislativa do Maranhão, representada no encontro pelo deputado estadual e vice-presidente da Comissão de Saúde Yglésio Luciano Moyses Silva de Souza.

“Para nós da Assembleia Legislativa é uma satisfação muito grande conceder esta medalha ao senhor Sasakawa. A erradicação da hanseníase passa pelo combate à pobreza que é o que o Maranhão tem feito por meio de programas sociais, econômicos e também de saúde”, disse o deputado Yglésio Moyses, sobre o reconhecimento do trabalho da instituição no enfrentamento da hanseníase no país e, sobretudo, no Maranhão.

Comentários

Comentários

Fonte: www.ma.gov.br/agenciadenoticias/acoes-do-governo/fundacao-nippon-exalta-acoes-de-enfrentamento-da-hanseniase-no-maranhao

[/bloqueador2]

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
  • Clique para imprimir(abre em nova janela) Imprimir
  • Tweet
  • Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram
  • Clique para compartilhar no Threads(abre em nova janela) Threads

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.