sábado, 5 julho, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Obama recrimina Trump por comentários sobre armas nucleares

04/04/2016
in Mundo

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, criticou na sexta-feira (1) o pré-candidato presidencial do Partido Republicano, Donald Trump, por seus comentários sobre armas nucleares e considerou que o magnata “não sabe muito sobre política externa, política nuclear, sobre a península da Coreia e o mundo em geral”.

Em entrevista coletiva ao término da Cúpula de Segurança Nuclear em Washington, Obama respondeu aos polêmicos comentários que Trump, que é o favorito para a indicação republicana para as eleições presidenciais de novembro, fez no último dia 26 ao jornal The New York Times .

Nessa entrevista, o magnata sugeriu que estaria aberto a permitir que Japão e Coreia do Sul tivessem seu próprio arsenal militar e evitar, portanto, que dependessem do guarda-chuva nuclear dos Estados Unidos para se defenderem da Coreia do Norte e da China, aliado histórico de Pyongyang e um de seus principais parceiros econômicos.

“A pessoa que fez esses comentários não sabe muito sobre política externa, política nuclear, sobre a península de Coreia e o mundo em geral”, ressaltou hoje Obama em resposta às perguntas dos jornalistas, sem mencionar, em nenhum momento, o nome do magnata nova-iorquino.

Além disso, o presidente americano considerou que a aliança dos EUA com Japão e Coreia do Sul é “um dos fundamentos, uma das pedras fundamentais” da presença americana na região da Ásia-Pacífico, onde Washington aumentou sua influência e vem incrementando seus fluxos comerciais.

“Não queremos alguém no Salão Oval (da Casa Branca) que não possa entender o quão importante é isso”, frisou Obama.

A ameaça nuclear da Coreia do Norte foi um dos principais temas tratados pelos líderes de 50 países na Cúpula de Segurança Nuclear em Washington, que não contou com a presença da Rússia, o país com o maior arsenal nuclear do mundo.

A ausência de Moscou dificulta o alcance de grandes acordos sobre segurança nuclear, mas a presidência dos EUA acredita que a reunião serviu para aumentar a coordenação internacional contra o Estado Islâmico e para analisar, em particular, a possibilidade de que esse, e outros grupos terroristas, tenham acesso a armamento nuclear.

Fonte     http://noticias.terra.com.br/mundo/obama-recrimina-trump-por-seus-comentarios-sobre-armas-nucleares,498492fdc08cd2b743082089bfb18ebfjd0bkewz.html

Tags: Barack Obama

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.