sábado, 13 setembro, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Governo do Estado apresenta Sumário do ZEE do Bioma Amazônico durante Expoimp – Maranhão

10/07/2019
in Maranhão

[bloqueador2] imagem11-07-2019-03-07-53 imagem11-07-2019-03-07-58

Secretário Luis Fernando fala do ZEE na Expoimp (Foto: Divulgação).

O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado de Programas Estratégicos (Sepe) e Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (Imesc), apresentou o Sumário Executivo do Zoneamento Ecológico Econômico do Maranhão (ZEE-MA), referente a etapa Bioma Amazônico, durante a programação da 51ª Exposição Agropecuária de Imperatriz (Expoimp), na terça-feira (9), no Tatersal de Leilões Rafael Almeida.

O Sumário Executivo do ZEE-MA reúne o resumo dos relatórios que compõem o Diagnóstico Situacional do Bioma Amazônico, formado por 108 municípios e que é ocupado por mais de 61% da população maranhense. Imperatriz é a primeira cidade maranhense a receber a apresentação, que é um produto do trabalho desenvolvido dentro das pesquisas do ZEE-MA.

O secretário de Estado de Programas Estratégicos, Luis Fernando Silva, destacou a relevância da Região Tocantina para o desenvolvimento do Maranhão. “A apresentação do sumário técnico em Imperatriz é uma determinação do governador Flávio Dino, em virtude das potencialidades do município e de toda a região. O ZEE é um instrumento de gestão fundamental para desenvolvimento social, econômico e ambiental do estado, de forma sustentável, e para a geração de emprego e renda, além de fornecer informações para a tomada de decisões sobre investimento dos agentes públicos e privados”.

O presidente do Imesc, Dionatan Carvalho, informou que o ZEE, também, será apresentado via audiências públicas, a partir de agosto, em sete municípios. “Será o momento da sociedade se sentir contemplada pelas informações desse trabalho, e de conhecer as potencialidades e fragilidades das regiões”.

imagem11-07-2019-03-07-03

Secretário Luis Fernando fala do ZEE na Expoimp (Foto: Divulgação).

O ZEE é resultado do trabalho que reúne mais de 100 pesquisadores maranhenses. Os detalhes técnicos e as próximas ações foram apresentadas pelo pesquisador sênior do programa, Luiz Jorge Dias. “Como produtos do ZEE, já está disponível a Base de Dados Digitais, com uma série de relatórios já consolidados sobre o ZEE, além do Caderno de Mapas. As próximas etapas incluem a finalização de Prognóstico e Cenarização, Relatório de Zonificação e as audiências públicas”, disse.

Também presentes na apresentação, os secretários de Estado Extraordinário da Região Tocantina, Luís Carlos Porto e a de Agricultura, Pecuária e Pesca, Fabiana Vilar Rodrigues; o deputado Estadual Marco Aurélio; presidente da Agência Executiva Metropolitana do Sudoeste Maranhense (Agemsul), Frederico Ângelo; o vice-Presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Mário Antônio Borba; presidente do Sindicato Rural de Imperatriz, Armelindo Ferrari Júnior; e o presidente do conselho deliberativo do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-MA); e Raimundo Coelho que é presidente do Sistema Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Maranhão (Faema)/ Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).

Parcerias

imagem11-07-2019-03-07-06

Pesquisador Sênior do ZEE, Luiz Jorge apresentou relatório técnico sobre as atividades do ZEE (Foto: Divulgação).

Além do Imesc, autarquia vinculada à Secretaria de Estado de Programas Estratégicos (Sepe), a construção ZEE-MA conta com a participação da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e do Serviço Geológico do Brasil (CPRM).

Bioma Amazônico

Com o sumário do Bioma Amazônico, é possível avaliar os contextos ambientais e econômicos, avaliar os tipos de políticas públicas que o bioma necessita para promover a proteção ambiental e as questões relacionadas ao desenvolvimento socioeconômico e produtivo do território.

O Bioma Amazônico Maranhense abrange 108 dos 217 municípios, o que corresponde a 27% do território estadual, no qual vivem 61,81% dos maranhenses, segundo dados do Censo IBGE 2010.

O Bioma concentra 53,84% do Produto Interno Bruto (PIB) do estado. Em seu perímetro estão presentes 8 terras indígenas, 16 unidades de conservação, 580 comunidades agrupadas em 44 territórios quilombolas, 686 projetos de assentamentos –  o que corresponde a 68,32% do total estadual -, 7 polos turísticos, 74 sítios arqueológicos, 8 consórcios intermunicipais, 9 distritos industriais, 17 áreas portuárias, 1 área de segurança nacional, além de 7.559 km² de Área de Preservação Permanente.

Comentários

Comentários

Fonte: www.ma.gov.br/agenciadenoticias/desenvolvimento/meio-ambiente/governo-do-estado-apresenta-sumario-do-zee-do-bioma-amazonico-durante-expoimp

[/bloqueador2]

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
  • Clique para imprimir(abre em nova janela) Imprimir
  • Tweet
  • Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram
  • Clique para compartilhar no Threads(abre em nova janela) Threads

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.