Posto de Enfermagem do Centro Cirúrgico do Hospital Regional Materno Infantil, em Imperatriz (Foto: Divulgação)
O segundo e o terceiro módulo das obras de reforma, adequação e modernização do Hospital Regional Materno Infantil (HRMI), em Imperatriz, será entregue em breve pelo Governo do Maranhão. A reforma da unidade, ligada à Secretaria de Estado da Saúde (SES), é executada pela Secretaria de Estado da Infraestrutura (Sinfra).
“Novos passos importantes estão sendo dados para modernização do Hospital Regional Materno Infantil. Como não foi possível parar o atendimento, as obras acontecem em etapas. A unidade será digna das gestantes, crianças recém-nascidas e de todos os profissionais que ali se encontram. As obras prosseguirão”, frisou o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula.
O módulo dois é composto por centro cirúrgico, que inclui três salas cirúrgicas, seis leitos de recuperação pós-anestésica, Central de Material e Esterilização (CME), e cinco quartos PPP (pré-parto, parto e pós-parto) e um quarto PPP com banheira. A etapa três, por sua vez, inclui 20 leitos de Unidade de Cuidado Intermediário Neonatal Convencional (UCINCo) e 20 leitos de Unidade de Cuidado Intermediário Neonatal Canguru (UCINCa).
“O prédio do hospital é bem antigo [mais de 35 anos] e era preciso fazer readequações para atender às normas técnicas do Ministério da Saúde. Os dois módulos já estão prontos. Estamos finalizando a montagem da subestação de energia nas próximas semanas. Depois disso pediremos autorização e religamento para a companhia energética. O que deve durar no máximo 60 dias”, informa o superintendente de engenharia da SES, Erick Feques.
Banheira em quarto pré-parto, parto e pós-parto, no Hospital Regional Materno Infantil, em Imperatriz (Foto: Divulgação)
A obra está sendo realizada por módulos, já que acontece sem paralisar o atendimento às gestantes da região. De acordo com o superintendente, houve uma reformulação da divisão dos módulos para atender uma solicitação da Vigilância Sanitária do Estado. Inicialmente a SES entregou duas etapas, que agora são consideradas o primeiro módulo.
Já foram entregues 10 enfermarias com 44 leitos convencionais, recepção, seis consultórios, sala de ultrassom, sala de observação, sala de medicamentos, parte da administração, almoxarifado, farmácia e faturamento.
Regional
O Hospital Regional Materno Infantil é referência para pelo menos 43 municípios que integram a Regional de Saúde de Imperatriz, além de cidades do Pará e Tocantins. Ele garante atendimento, inclusive, para casos de alto risco.
Comentários
Comentários
[/bloqueador2]