Curso qualificou moradores para o Roteiro Turístico da Madre Deus (Fotos: Divulgação)
Os condutores de passeio que fizeram o curso de Qualidade no Atendimento oferecido pela Secretaria de Estado do Turismo (SETUR), participaram nesta semana, do trajeto teste do Roteiro na Madre Deus. O objetivo é implementar ações voltadas para práticas de turismo histórico, cultural e patrimonial e geração de renda para os moradores do bairro da Madre Deus.
No mês de junho, foi ofertado a 22 moradores da comunidade da Madre Deus, o curso de Qualificação no atendimento, e, agora, como segunda etapa, a experimentação do Roteiro Turístico na Madre Deus. Durante o trajeto teste, eles puderam vivenciar o papel da condução de turismo.
O conselheiro cultural, diretor do departamento de pesquisa e memorial da Madre Deus, condutor de passeio e participante do curso de qualidade no atendimento desenvolvido pela Setur, Chagas Rodrigues, fala que o roteiro turístico engrandecerá o bairro da Madre Deus e é um grande álbum de fotografia.
“O bairro é o berço da cultura maranhense, o roteiro é uma ótima oportunidade para que a comunidade também se reconheça, pois todo processo de valorização cultural histórica precisa também envolver a valorização da própria comunidade, caminhando hoje pelo bairro, observei que algumas pessoas que olhavam curiosas para saber como irá acontecer o roteiro. É como abrir o nosso álbum de fotografia aos visitantes”, afirma Chagas Rodrigues.
O secretário de Turismo, Catulé Junior, que já percorreu as ruas do bairro, juntamente com técnicos, onde ponderaram quais medidas necessárias para implementar o roteiro aos visitantes da capital maranhense, fala que o roteiro turístico é o mais novo produto para o trade de São Luís oferecer aos visitantes e aos maranhenses.
Curso qualificou moradores para o Roteiro Turístico da Madre Deus (Fotos: Divulgação)
“Este roteiro é uma das ações que o Governo do Estado tem como prioridade, e está sendo alinhado com o planejamento estratégico para o turismo, possibilitando que nossos turistas aproveitem melhor a história e as memórias do bairro da Madre Deus com essa nova opção de passeio histórico e cultural”, explica o secretário de Turismo.
O evento integra a metodologia proposta pelo Governo do Estado, que prevê diálogo permanente entre as equipes técnicas e a comunidade dos bairros. “O Roteiro também tem objetivos sociais, pois envolve os jovens e comunidade que se empodera dos saberes e mostram o que aprenderam no curso, a ideia é que eles sejam os monitores do roteiro turístico na Madre Deus”, explica o Superintendente de Qualificação da Setur, Fernando Campelo.
Abilio Costa que tem 60 anos e nasceu no caminho da boiada, morador da Madre Deus, conhece bem as lendas e histórias do bairro. “Eu que participei do curso de Qualidade no Atendimento da Setur e participo de um grupo de pedal Aventura Bike, no qual faço sempre pedaladas contextualizadas pelo centro da cidade, já havia sentido falta de um projeto que engrandecesse nosso bairro. O roteiro é uma excelente ideia, nosso bairro será realmente estudado pelos nossos visitantes através dos próprios moradores do bairro”, afirma Abilio Costa.
Comentários
Comentários
[/bloqueador2]