Professores participam da 1ª Formação do Pacto Estadual Pela Aprendizagem
Com o objetivo de iniciar a rede de conhecimento e planejamento das ações para o Pacto Estadual Pela Aprendizagem, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) realizou durante quatro dias a 1ª Formação para Articuladores Regionais. O encontro que aconteceu de terça-feira (09) a sexta-feira (12) e contou com a participação do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e de 28 articuladores e gestores representando os 215 municípios maranhenses que aderiram ao Pacto.
“Essa atividade que estamos fazendo é de planejamento com o UNICEF, que é o nosso parceiro internacional, e trabalhará conosco ao longo desses anos. Esta também é uma reunião de planejamento com as equipes regionais, e eles tiveram a oportunidade de mergulhar um pouco na pauta que será tratada em 2019 que é ‘Busca Ativa’ e ‘Indicadores de qualidade’”, afirmou o superintendente de Planejamento da Rede e de Regime de Colaboração da Seduc, João Paulo Mendes de Lima.
Nos dois primeiros dias, representantes da UNICEF preparam uma formação sobre dois temas: “A busca ativa escolar”, que é trazer os estudantes que estão fora da sala de aula e “Indicadores de qualidade da Educação Infantil e Ensino Fundamental”.
Professores participam da 1ª Formação do Pacto Estadual Pela Aprendizagem
“Nós estamos com uma expectativa muito grande, esse trabalho vem em um momento muito importante para o estado do Maranhão. Considero que a formação tem sido bem rica, bem interessante, e vai nos ajudar para colaborar de forma bem significativa em nossos municípios. O processo de inclusão foi algo mais importante que vi nesses dias, a partir do projeto da Escola Digna quanto ao UNICEF, incluir os alunos e trazê-los para a escola, isso me chamou muito a atenção”, ressaltou Raimunda Maria Barbosa de Sá, supervisora escolar de Imperatriz.
Os últimos dois dias da Formação foram dedicados ao planejamento da pauta e elaboração de instrumentos de monitoramento e acompanhamento das ações. Os 28 articuladores formados terão a tarefa de iniciar a mobilização nos municípios, para cadastrar os novos formadores e no segundo semestre iniciar as atividades de formação.
João Bosco, gestor da regional de Açailândia, fala da importância da Formação
“O Pacto pela Aprendizagem vem fortalecer as relações entre os municípios maranhenses e para a nossa regional de Açailândia vai gerar indicadores, o aumento do índice de desenvolvimento da educação dos nossos municípios, e a gente percebe que existem parceiros importantes nessa ação. Mecanismos que vem para fortalecer e esse é um momento oportuno e com certeza vai mudar o futuro das nossas crianças. Chegando na regional nós vamos fazer a formação com os articuladores municipais e aí nós vamos prever o calendário de formações e tudo isso para a melhoria do ensino e da aprendizagem em cada município”, disse o João Bosco, gestor da regional de Açailândia.
O processo formativo é realizado em Rede e consiste na Rede Estadual formar as equipes das regionais e dois técnicos de cada um dos 215 municípios participantes, esses, por sua vez, são os formadores em âmbito municipal passando, assim, o conhecimento para gestores e professores. Será realizado ainda no segundo semestre de 2019, o 1º Seminário com os dois representantes de cada cidade.
Comentários
Comentários
[/bloqueador2]