Obras da Unidade Plena do IEMA em Cururupu estão avançadas e serão concluídas em breve (Foto: Divulgação)
Em breve a população do Norte Maranhense vai receber uma unidade do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA). Por meio da Secretaria de Infraestrutura, o Governo do Maranhão investiu aproximadamente R$ 9,5 milhões na obra de reforma e ampliação da Unidade Plena (UP) de Cururupu.
Para atender as necessidades estruturais do IEMA, o antigo prédio onde funcionava a Universidade Virtual do Estado do Maranhão (Univima) passou por uma readequação na estrutura. Foram feitos serviços de construção de laboratórios e cozinha no espaço antigo. A obra entra em fase de finalização com a pintura interna das salas e do ginásio, preparação do terreno para receber a grama, execução da rampa de acesso aos blocos e acesso da rodovia a unidade.
A nova estrutura tem uma área de 4 mil m² com uma das maiores áreas verdes entre os IEMAs. A construção é dividida em dois pavimentos, de um lado toda a parte administrativa do Instituto com coordenação, gestão escolar, administração, biblioteca e auditório. Do outro lado, 12 salas, os laboratórios de física, química, matemática, biologia e informática, além da cantina. O espaço conta ainda com uma cozinha industrial, um refeitório amplo e arejado e uma quadra poliesportiva.
Apesar de ainda não estar pronta, a unidade já funciona há mais de um ano beneficiando cerca de 320 estudantes. A UP de Cururupu oferece cursos técnicos de Manutenção e Suporte em Informática, Serviços Jurídicos, Meio Ambiente e Alimentos, que segundo a gestora da unidade, Marileide Costa, estão alinhados com a vocação regional.
“Os cursos emergiram a partir de uma consulta pública no município de Cururupu. Foi a sociedade quem os elencou a partir do ‘cabedal’ de cursos existentes no Banco de Dados do IEMA. Assim, esses cursos estão diretamente ligados às profissões mais exercidas nos municípios que formam a região”, explicou a gestora.
Essa Unidade dá suporte a educação de municípios próximos como Serrano do Maranhão, Bacuri, Mirinzal e Apicum- Açu, colaborando com a educação e o crescimento desta região. “A UP de Cururupu contribui para a melhoria da Educação Pública, especialmente a educação profissional, científica, tecnológica ajudando a fortalecer a economia local o que aquece o mercado de trabalho, possibilitando geração de emprego e renda na região do Litoral Ocidental Norte, não apenas em Cururupu, mas na região!”, enfatizou Marileide Costa.
Sobre o IEMA
Com o intuito de ampliar a oferta de educação profissional técnica de nível médio no estado, foi criado, em 2015, o Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão. Hoje já são 30 Unidades entre Plenas e Vocacionais em todo o Maranhão.
Unidades Plenas
Ao todo são 13 Unidades Plenas que oferecem ensino médio técnico integral que estão localizadas nos municípios de: São Luís (Centro), São Luís (Itaqui-Bacanga), São José de Ribamar, Bacabeira, Axixá, Matões, Presidente Dutra, Timon, Coroatá, Santa Inês, Brejo, Cururupu e Pindaré-Mirim.
Unidades Vocacionais
As unidades Vocacionais oferecem cursos de formação inicial e continuada (Cursos FIC) para jovens e adultos. Ao todo são 12 UV’s localizadas nos municípios de: Açailândia, Barra do Corda, Bequimão, Carolina, Caxias, Codó, Imperatriz, Pedreiras, Ribeirãozinho, São Luís (Estaleiro Escola), São Luís (Praia Grande) e São Luís ( Escola de Cinema).
Comentários
Comentários
Fonte: www.ma.gov.br/agenciadenoticias/educacao/iema-de-cururupu-esta-prestes-a-ser-entregue-a-populacao
[/bloqueador2]