Secretários visitam obras sociais que o Governo do Estado realiza na área da Avenida Jackson Lago (Foto: Divulgação).
O secretário de Estado de Cidades e Desenvolvimento Urbano, Rubens Pereira Júnior, apresentou, na terça-feira (16), à comitiva de secretários do Governo do Estado, as obras do Centro de Iniciação ao Trabalho (CIT) e da Unidade de Segurança Comunitária (USC), localizadas na Avenida Jackson Lago, em São Luís.
Com previsão de entrega para o início de setembro, os equipamentos comunitários integram o Plano de Urbanização do projeto PAC Rio Anil. A obra beneficia moradores da área que reúne os bairros Camboa, Liberdade, Fé em Deus, Monte Castelo e Alemanha.
Rubens Júnior ressaltou que os dois equipamentos fazem parte de um conjunto de obras que estão sendo executadas pela Secid ao longo da Avenida Jackson Lago. “Esses projetos, que iniciaram na gestão do governador Jackson Lago e do presidente Lula, finalmente, estão mais perto de serem inaugurados. É prioridade do governador Flávio Dino e nós estamos trabalhando, a todo vapor, para concluí-los. Essas obras vão mudar a realidade da região e vão garantir maior segurança à comunidade”, evidenciou.
Para o secretário de Estado de Governo, Diego Galdino, as obras são estruturantes para São Luís e determinantes para mudar a paisagem e a situação de vulnerabilidade da região. “A Secid está empenhada na conclusão das obras e está cumprindo, criteriosamente, o cronograma de ação para, em breve, inaugurarmos esses equipamentos comunitários que farão diferença na localidade”, afirmou.
O secretário de Estado de Trabalho e Economia Solidária, Jowbert Alves, afirmou que a iniciativa da Secid é importante e traduz uma das prioridades traçadas pela gestão estadual, que é cuidar das pessoas. “Aliada ao trabalho, geração de emprego e renda, faz a movimentação social; tudo em um só espaço, o que vem consolidar o compromisso do governador Flávio Dino com as pessoas que mais precisam”, frisou.
Na opinião do secretário de Estado de Igualdade Racial, Gerson Pinheiro, o espaço agrega valor e trará grandes benefícios à população que mora nas proximidades e que tem uma área configurada como quilombo urbano. “As ações que serão desenvolvidas estão sendo debatidas entre governo e comunidade com objetivo de atender a demanda e de ser um equipamento social de integração”, disse.
Também estiveram presentes os secretários de Estado de Turismo, Catulé Junior; de Cultura, Anderson Lindoso; e o superintendente da Habitação da Secid, Márcio Tavera.
Plano de Urbanização
Integram os equipamentos do Plano de Urbanização da Avenida Jackson Lago: uma escola de Ensino Fundamental com 12 salas, biblioteca e quadra poliesportiva; uma Unidade Básica de Saúde (UBS) com seis consultórios, três salas de atendimento odontológico e sala de curativo; uma praça, com uma pista de caminhada, quiosque, academia ao ar livre e acessibilidade; e outra praça com pista de caminhada, playground, área de recreação para adultos e crianças. O projeto contempla, ainda, a abertura de duas vias de acesso com o interior do bairro e mais ruas auxiliares com estacionamento e bicicletário.
A obra tem investimento de R$ 500 milhões. A primeira edificação que está sendo concluída é a Unidade de Segurança Comunitária, onde será instalado o Batalhão Tiradentes, da Polícia Militar do Maranhão (PMMA). Depois será erguida a Unidade Básica de Saúde.
Comentários
Comentários
[/bloqueador2]