sexta-feira, 12 setembro, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Governo presta assistência em saúde a imigrantes venezuelanos refugiados em São Luís – Maranhão

18/07/2019
in Maranhão

[bloqueador2] imagem19-07-2019-03-07-52

imagem19-07-2019-03-07-54O Governo realiza visitas humanitárias e de vigilância em saúde a imigrantes venezuelanos refugiados em São Luís. Cerca de 100 imigrantes se encontram na capital maranhense, alojados em pousadas ou abrigos localizados nos bairros da Cohab, Parque Athenas, Cidade Operária e proximidades do Castelão.

Os atendimentos são realizados por equipe multiprofissional da Força Estadual de Saúde do Maranhão (Fesma), criada para executar medidas de apoio institucional, assistência e combate a situações de risco epidemiológico, especialmente nos 30 municípios que integram o Plano Mais IDH.

“Temos realizado todo o trabalho de promoção e prevenção à saúde, bem como imunização e testes rápidos. Pelo fato de o público ser diversificado, entre homens, mulheres, idosos, gestantes e crianças; não apenas a atenção médica, mas de amparo social também está sendo dispensado a eles”, disse Waldeíse Pereira, secretária adjunta da Política de Atenção Primária e Vigilância em Saúde, da Secretaria de Estado da Saúde (SES).

Além da SES, o Governo do Estado tem prestado serviços de apoio para os refugiados venezuelanos por meio das secretarias de Estado dos Direitos Humanos e Participação Popular (SEDIHPOP), Extraordinária de Articulação de Políticas Públicas (SEEPP) e de Estado de Desenvolvimento Social (Sedes). Também integra a frente humanitária em saúde pública as secretarias municipais da Saúde (Semus) e da Criança e Assistência Social (Semcas), além dos conselhos tutelares.

Os imigrantes recebem visita da equipe de profissionais de saúde da Fesma a cada 15 dias. Os encontros, iniciados em maio deste ano, sempre são agendados previamente com os refugiados. São ofertadas consultas médicas e de enfermagem para identificação de quadros febris e infecções respiratórias agudas. Também está sendo realizada a dispensação de medicações, aferição de pressão arterial, glicemia capilar e antropometria.

Entre as necessidades identificadas no diagnóstico situacional, estão: atualização da situação vacinal, uma vez que parte significativa do grupo não possuía qualquer registro de regularidade vacinal; teste rápido para Sífilis, HIV, Hepatite B e Hepatite C; dispensação de kits de higiene em saúde bucal.

Mesmo com o constante suporte do Governo, muitos venezuelanos optam por ir às ruas pedir ajuda financeira no horário acordado para as visitas médicas. Segundo a coordenadora da Fesma, Cheila Farias, apesar da dificuldade de encontrar os venezuelanos no local e horário agendados, a equipe de saúde dá todo suporte de maneira constante.

“Não podemos deixar de dar assistência, uma vez que temos idosos, gestantes e crianças no grupo. Para conseguirmos maior adesão deles, estamos também estabelecendo vínculo e relacionamento para que se sintam seguros e confiantes no nosso trabalho”, destacou a coordenadora.

Comentários

Comentários

Fonte: www.ma.gov.br/agenciadenoticias/saude/atendimento-basico/governo-presta-assistencia-em-saude-a-imigrantes-venezuelanos-refugiados-em-sao-luis

[/bloqueador2]

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
  • Clique para imprimir(abre em nova janela) Imprimir
  • Tweet
  • Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram
  • Clique para compartilhar no Threads(abre em nova janela) Threads

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.