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Mais de 100 profissionais entre técnicos focais e diretores de educação das Unidades Regionais (UREs), gestores gerais e pedagógicos dos 36 Centros Educa Mais participam, até sexta-feira (26), de formações promovidas pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), em parceria com o Instituto de Corresponsabilidade pela Educação (ICE). O evento iniciou nesta segunda-feira (22), no auditório da URE São Luís, no bairro Vila Palmeira.
A formação continuada é uma das premissas para o crescimento e sustentação do modelo implantado pelo Governo do Estado na rede pública estadual de ensino do Maranhão com criação dos Centros Educa Mais (Educação Integral). Além disso, a ação visa potencializar o projeto de vida dos jovens estudantes dos centros, para que se tornem cada vez mais autônomos, solidários e competentes.
Durante a semana, os participantes receberão formações específicas em: Medição de Maturidade de Processos, Formação em Indicadores e em Instrumentos de Gestão, objetivando fortalecer os instrumentos e mecanismos de acompanhamento das equipes gestoras em relação às ações pautadas no modelo Escola da Escolha.
“É um pequeno passo para um grande futuro. E o futuro que almejamos é uma escola pública de qualidade, eficiente, em que nossos alunos possam ingressar nas melhores universidades do país, que possam ter oportunidades e direitos iguais como qualquer outro jovem que estuda em uma escola privada. Portanto, essa formação é essencial para planejarmos a volta às aulas, a fim de termos eficiência, com o objetivo claro de transformarmos a escola pública em lugar de oportunidades e de protagonismo para os nossos jovens”, destacou o secretário adjunto da Seduc, André Bello.
Para a gestora do Educa Mais, Regina Pereira, a formação é importante para o sucesso da escola integral. “A escola de tempo integral é uma revolução na vida escolar, não só para os alunos, mas à gestão, aos professores, por causa do acompanhamento. E o monitoramento é um elemento chave para o acompanhamento. Esse é o diferencial. Quando nos reunimos em uma formação trocamos experiências para além do que trazem os formadores. O objetivo da escola de tempo integral é o jovem, com a concretização dos projetos de vida e é nesse monitoramento de processos, nesse acompanhamento diário, que nós fortalecemos essa escola”, pontuou.
“Toda a fala da formação é focada no aluno e seu projeto de vida. Viver esse modelo não é fácil, mas a formação vem dar esse suporte quanto aos processos que são implementados na escola, considerando as diversidades, a rotina, o chão da escola. A formação vai nos potencializar para uma ação mais eficaz dentro da escola, principalmente no acompanhamento”, afirmou a diretora de educação da URE São Luís, Samira Trindade.
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