quarta-feira, 10 setembro, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Carlos Brandão acompanha início das obras da usina do Complexo Parnaíba – Maranhão

24/07/2019
in Maranhão

[bloqueador2] imagem25-07-2019-01-07-46 imagem25-07-2019-01-07-49

Carlos Brandão acompanha início das obras da usina (Foto: Nael Reis)

O governador em exercício Carlos Brandão marcou presença na cerimônia de início das obras no Complexo Parnaíba, em Santo Antônio dos Lopes. O projeto de expansão da usina, batizado de Parnaíba V, é executado pela empresa Eneva e tem como finalidade o aumento da eficiência energética do parque térmico maranhense.

Acompanhado de secretários de Estado, autoridades políticas do município e representantes da Eneva, o governador em exercício Carlos Brandão esteve no local, na manhã desta quarta-feira (24). A obra tem investimentos em torno de R$ 1,3 bilhão e a estimativa é de gerar aproximadamente mil postos de trabalho.

“Iniciamos mais uma etapa da Parnaíba Gás com a quinta usina, um projeto eficiente e exitoso que vai gerar mais energia, mais empregos e atender toda essa região de grande demanda. É um dia de vitória e conquista para o povo maranhense e para o Brasil”, pontuou o governador em exercício, Carlos Brandão.

Na ocasião, visitou as instalações da Empresa Maranhense de Gás (Gasmar) no Complexo Parnaíba e enalteceu a importância do projeto de gás natural veicular, executado pela empresa maranhense, por meio de aquisição do gás junto à Eneva. Ainda na agenda, Brandão e comitiva participaram de cerimônia marcando o início simbólico do projeto Parnaíba V.

imagem25-07-2019-01-07-51

Carlos Brandão acompanha início das obras da usina (Foto: Nael Reis)

O projeto Parnaíba V vai garantir mais autonomia e eficiência energética para o Maranhão, uma vez que irá adicionar em torno de 385 MW de capacidade na geração de energia ao Complexo Parnaíba – que hoje opera com 1,4 GW de capacidade instalada – sem consumir nenhuma molécula adicional de gás natural, gerando, assim, mais economia na utilização desse elemento.

“Nos honra estar aqui em um momento tão especial, no qual a Eneva entra em nova fase de crescimento, marcada pelo início das obras da usina de Parnaíba V. É um projeto de eficiência energética que vai permitir aumento da produção de energia sem utilizar as moléculas de gás natural, gerando economia e maior eficiência da produção”, reforça o presidente da Eneva, Pedro Zinner.

O prefeito de Santo Antônio dos Lopes, Emanuel Lima de Oliveira, enfatizou o momento próspero que vive o município e a parceria com o Governo do Estado e a Eneva. “Essa expansão será um marco para nossa população e vai contribuir para o desenvolvimento da nossa cidade. Agradecemos a gestão estadual, a Eneva e todos que estão colaborando para transformar esse investimento em mais qualidade de vida à nossa população”, disse. Estiveram presentes ao evento, a secretária de Estado da Mulher (Semu), Ana Mendonça; e o presidente da Gasmar, Deoclides Macedo.

imagem25-07-2019-01-07-54

Carlos Brandão acompanha início das obras da usina (Foto: Nael Reis)

A proposta é que, após entrar em funcionamento a usina termoelétrica Parnaíba V, seja feito o chamado ‘fechamento’ de ciclo da usina Parnaíba I, que está em operação no Complexo Parnaíba. Por essa previsão de economia, se caracteriza como um projeto de eficiência energética.

O fechamento é o aproveitamento do vapor, fumaça originada da produção da usina, que antes era desperdiçado na atmosfera. Atualmente, a usina Parnaíba I opera em ciclo aberto, desperdiçando o vapor gerado a partir do funcionamento de suas turbinas. Será incluída mais uma turbina e um motor, compondo, assim, a usina de Parnaíba V, e, então, a fumaça poderá ser aproveitada e gerar ainda mais energia.

“A importância deste complexo para a segurança nacional em termos de energia elétrica é essencial. A produção é bastante expressiva e temos aqui o que há de mais moderno no mundo na geração deste tipo de energia”, destacou Pedro Zinner, CEO da Eneva. Atualmente, o Complexo Parnaíba é responsável pela geração de 11% de toda a energia a gás natural produzida no Brasil.

Comentários

Comentários

Fonte: www.ma.gov.br/agenciadenoticias/desenvolvimento/industria-e-comercio/carlos-brandao-acompanha-inicio-das-obras-da-usina-do-complexo-parnaiba

[/bloqueador2]

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
  • Clique para imprimir(abre em nova janela) Imprimir
  • Tweet
  • Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram
  • Clique para compartilhar no Threads(abre em nova janela) Threads

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.