quarta-feira, 10 setembro, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Adolescentes da Funac visitam museu em Imperatriz – Maranhão

25/07/2019
in Maranhão

[bloqueador2] imagem25-07-2019-05-07-49 imagem25-07-2019-05-07-52

Adolescentes visitam museu

A Fundação da Criança e do Adolescente (Funac) por meio do Centro Socioeducativo de Semiliberdade Cidadã (CSSC) realizou uma visita com os socioeducandos ao Centro de Pesquisa em Arqueologia e História Timbira (CPAHT), museu vinculado à Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL). A iniciativa visa disponibilizar momentos de cultura e lazer aos adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas.

Para a presidente da Funac, Sorimar Sabóia, é muito importante atividades como essas, pois oportuniza aos adolescentes conhecerem a sua cultura. “A proposta é sensibilizar através da arte, os adolescentes visitaram o museu pela primeira vez. Além de conhecer o acervo físico, visitaram exposições que retratam a história geral e local, ocasião em que aprenderam sobre a cultura de alguns povos, entre eles, os indígenas da Região Tocantina”, explica.

O adolescente de 16 anos, que nunca tinha visitado um museu fala da sua experiência. “Eu não sabia como era um museu por dentro e estou gostando muito. Tive a oportunidade de apreciar obras importantes, que me deixou curioso para conhecer um pouco mais sobre a minha cultura”, conta.

Um dos socioeducandos quando questionado sobre o que achou da visita, disse que foi uma experiência muito rica. “Aprendi sobre a história da minha cidade e da cultura local”, comenta.

A coordenadora técnica da Unidade, Janaina Pimenta destaca que os museus são espaços com grande potencial educativo. “Os socioeducandos podem vivenciar de perto a experiência que é estar de frente com a nossa própria história. É um espaço que permite aos adolescentes compreender como nossa cultura atravessa gerações e nos influencia até hoje, situando-o   como pertencente à história e reforçando seu protagonismo em seu projeto de vida por meio da sensação da descoberta, valores e normas”, afirma .

O CPAHT

Inaugurado em 10 de agosto de 2015, o Centro de Pesquisa em Arqueologia e História Timbira (CPAHT), é um espaço destinado à pesquisa e preservação da cultura material e imaterial da Região Sul Maranhense. Fruto de estudos e pesquisas, consolidados pelo Núcleo de Estudos Africanos e Indígenas (NEAI) da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão, o museu tem o objetivo de incentivar e apoiar a produção e a difusão de conhecimentos nas áreas das Africanidades, Estudos Indígenas, Arqueologia, Educação Patrimonial e Cultura Popular.

Comentários

Comentários

Fonte: www.ma.gov.br/agenciadenoticias/acoes-do-governo/adolescentes-da-funac-visitam-museu-em-imperatriz

[/bloqueador2]

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
  • Clique para imprimir(abre em nova janela) Imprimir
  • Tweet
  • Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram
  • Clique para compartilhar no Threads(abre em nova janela) Threads

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.