CEM Diamante oferece nova especialidade médica em hepatologia (Foto: Rogério Sousa)
O Centro de Especialidades Médicas (CEM) do Diamante iniciou a oferta do serviço médico de hepatologia, especialidade que cuida do fígado e das vias biliares. Para ter acesso ao atendimento, o paciente precisa apresentar um encaminhamento dado por um clínico geral ou médico de outra especialidade. A consulta é marcada via Disque Saúde (3190-9091).
“É uma orientação da gestão estadual que aumentemos a oferta das especialidades médicas da média complexidade e, também, os exames diagnósticos complementares, para que o paciente faça todo tratamento de saúde em uma unidade só. Iniciamos os trabalhos do centro de hepatologia, com médico e todos os exames complementares para desafogar e abranger esse serviço no Maranhão”, destacou o diretor geral do CEM Diamante, Phil Camarão.
“O início dessa nova especialidade médica vai ajudar a desafogar o serviço que antes era ofertado apenas no hospital universitário, o que acabava gerando uma fila de espera demorada”, contou a médica hepatologista, Débora Camelo de Abreu Costa.
Os atendimentos acontecem duas vezes na semana, segunda à tarde e sexta pela manhã. A especialidade vai tratar pacientes com cirrose hepática, doença hepática gordurosa e com sequelas de hepatite. Será oferecido todo acompanhamento com exames de sangue e diagnóstico por imagem, como ultrassom, ressonância, tomografia e endoscopia. O retorno de cada paciente é de acordo com a necessidade individual.
“O fígado é um dos principais órgãos do corpo humano e que tem uma função metabólica, imunológica, que produz substância para órgãos como cérebro e coração. Quando o fígado está doente, ele fica assintomático [sem sintomas]. Quando o paciente descobre que está doente do fígado, já está muito avançado”, contou a hepatologista.
As principais causas de doenças do fígado são o consumo excessivo de álcool, drogas, alterações genéticas, alterações imunológicas, parasitas e vírus. Em contato com um desses agentes, o fígado pode sofrer alterações e possivelmente desenvolver alguma doença, tais como cirroses, hepatites, esteatose, hemocromatose e tumores.
Comentários
Comentários
[/bloqueador2]