Secid e representantes dos órgãos da segurança pública (Foto: Divulgação)
Além de estimular a cultura e habitação, promover o retorno dos órgãos públicos à região e dinamizar a economia da cidade, o Programa Nosso Centro visa ainda transformar um dos complexos mais belos do Brasil em um espaço seguro e tranquilo para viver e morar.
Para efetivar esta política, a equipe da Secretaria das Cidades e Desenvolvimento Urbano (Secid) apresentou na tarde desta terça-feira (23) o Programa Nosso Centro aos agentes que atuam na segurança pública do Estado, e discutiram em conjunto a construção do Plano de Segurança para Centro Histórico de São Luís.
De acordo com o membro do Grupo Gestor e técnico da Secid, José Antônio Viana o poder público, aqui representado pela Polícia Militar do Maranhão (PMMA), Polícia Civil (PC) e o Corpo de Bombeiros do Maranhão (CBMA) apresentaram suas demandas, proposições e indicaram as ações necessárias para garantir a segurança na área de abrangência do Programa Nosso Centro.
“Foi discutido a questão do monitoramento por câmeras de vídeos, o policiamento por meio de bicicletas e motocicletas, bem como o contingente de policiais destinados a esta ação”, afirmou Antônio Viana.
Ele ressaltou ainda que transformar a realidade da região central da cidade por meio do Programa Nosso Centro é uma determinação do governador Flávio. “Para isso, estamos trabalhando com ações estratégicas no sentido de avançar no eixo principal: que é a segurança pública da área e bairros adjacentes. A proposta é construirmos juntos com o poder público, empresários, empreendedores e sociedade civil um plano de segurança que atenda todos os segmentos na localidade”, declarou.
Para o sub-chefe da Polícia Militar do Maranhão, Cel. Eurico Alves, presente na reunião, o programa é de grande importância para o estado e só vem agregar valor à nossa cultura, as belezas naturais e arquitetônicos. “O Plano vai potencializar as nossas ações e de forma compartilhada trabalharemos planejadamente e ostensivamente para reforçar a segurança no Centro Histórico de São Luís”, disse.
Secid discute com órgãos que compõem a segurança pública o Plano de Segurança para o Centro de São Luís (Foto: Divulgação)
Participaram também do encontro, o Cel. Jorge Allen Luongo, superintendente do Centro Integrado de Operações de Segurança da Secretaria de Segurança Pública do Maranhão (SSPMA/Ciops); Cel. Francisco Carneiro, comandante de Operacional Especializado do Corpo de Bombeiro; Cel. Raimundo Andrade, comandante do Batalhão Tiradentes; e o Capitão Denis Silva Costa, representante do Batalhão da Polícia Militar de Turismo (BPTur) e o assessor da Secid, Yata Anderson.
Plano do Segurança
Será construído em conjunto com as Polícias Militar e Civil, Corpo de Bombeiros, empresários, sindicatos e sociedade civil com os objetivos: diminuir os índices de violência na região central da cidade; garantir a segurança dos moradores da área e de entorno e dos frequentadores, como turistas, estudantes, dentre outros.
Deste modo, o instrumento será elaborado com as seguintes diretrizes: ampliar o sistema de patrulha para bicicletas e motocicletas; expandir o vídeo monitoramento já existente; ampliar o número de câmeras de segurança; implantar e alocar os postos de segurança, bem como melhorar a iluminação do Centro Histórico de São Luís; levantar e avaliar os hidrantes existentes no local.
A próxima reunião está programada para dia 31 de julho, onde serão definidas e qualificadas as ações e viabilizadas por meio de orçamento.
Comentários
Comentários
[/bloqueador2]