Técnicos dos Creas dialogam sobre Serviço de Proteção às Famílias e Indivíduos (Foto: Divulgação)
A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social (Sedes) realizou, na última terça-feira (23) e quarta-feira (24), no auditório do Conselho de Assistência Social (CEAS), uma reunião com todos os profissionais que atuam nos Centros de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) de diversos municípios do Maranhão. O objetivo foi prestar apoio e assessoramento aos trabalhadores sobre a execução das atividades essenciais do Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (Paefi).
Ofertado obrigatoriamente em todos os Creas, o Paefi integra o nível de proteção social especial de média complexidade e atua na orientação e acompanhamento de famílias que possuem um ou mais indivíduos em situação de ameaça ou violação de direitos. O serviço contribui, ainda, para a melhoria da qualidade de vida dos assistidos, ampliando o acesso das famílias aos serviços socioassistenciais e políticas públicas.
De acordo com a secretária adjunta de Assistência Social da Sedes (SAAS), Margarete Cutrim, é fundamental que as equipes que atuam nos Centros de Referência sejam orientadas e instruídas para que os serviços ofertados pelo equipamento público de assistência social alcancem o seu objetivo.
“As práticas que norteiam os serviços de proteção ofertados pelos Creas requerem profissionais preparados para melhor atender a população. Por essa razão, a Sedes tem investido em capacitações que proporcionem às equipes maior domínio sobre suas atribuições, para que as intervenções realizadas durante o acompanhamento familiar resultem em ações positivas”, explicou Margarete.
Para Vanessa Travincas, psicóloga da unidade do Creas de São Luís, “a reunião foi uma oportunidade enriquecedora às equipes do Paefi no Maranhão, tanto para retomar teoricamente conteúdos técnicos fundamentais ao funcionamento do serviço, quanto pela possibilidade de trocar experiências práticas de diferentes cidades do nosso estado no âmbito dos Creas, já que teve como proposta uma metodologia dialogada/participativa”, disse ela.
Durante a reunião foram realizadas duas rodas de conversas. A primeira sobre “A violência no contexto dos Direitos Humanos”, mediada pela coordenadora de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescentes da Secretaria de Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop), Klécia Lindoso, e a segunda sobre “Trabalho Social com Famílias do Paefi”, mediada pela professora doutora Maria Jacinta Carneiro.
A programação também contou com a identificação de situações de violência ocorridas nos municípios e formas de prevenção e intervenção pelas equipes multidisciplinares.
Participaram da reunião técnicos que desenvolvem atividades nos Creas de Bacabal, Chapadinha, Codó, Grajaú, Itapecuru-Mirim, Paço do Lumiar, Presidente Dutra, Pinheiro, Pedreiras, Rosário, São Luís, Santa Inês, São José de Ribamar, Timon, Viana e Zé Doca.
Comentários
Comentários
[/bloqueador2]