Interno recebe assistência por meio do Projeto Vida Saudável (Foto: Clayton Monteles)
Mais de 200 internos do Centro de Observação, Classificação e Triagem (COCT), do Complexo Penitenciário São Luís, em Pedrinhas, receberam, nesta sexta-feira (26), a primeira ação do “Projeto Vida Saudável: atenção à saúde das pessoas privadas de liberdade”, promovida pela Secretária de Estado de Administração Penitenciária (Seap).
A proposta é que o projeto atenda, trimestralmente, a população carcerária de São Luís com ações em atendimento médico, psicológico, prevenção e imunização.
Na ocasião, uma equipe multidisciplinar com médicos, enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais e fonoaudiólogos atenderam a 289 internos, que realizaram aferição da pressão, testes rápidos de glicemia, sífilis, HIV, e foram imunizados contra tétano, coqueluche, difteria, hepatites e HN1.
“A proposta é que possamos estar atendendo as unidades prisionais com a intenção de assegurar a saúde dos internos. Esse projeto também intensifica a prevenção de doenças dentro das unidades”, explica Paula Rodrigues, analista de gestão da Supervisão de Saúde da Seap.
Interno recebe assistência por meio do Projeto Vida Saudável (Foto: Clayton Monteles)
Durante as consultas médicas, os internos também receberam medicamentos da farmácia básica e preservativos. No atendimento psicológico, eles puderam participar da ‘escuta psicológica’ e foram ouvidos individualmente sobre suas demandas psíquicas.
Além das ações em saúde, cada interno recebeu o livro ‘Esperança para a Família’, e um lanche que foi servido por capelães e voluntários religiosos.
A ação é promovida com apoio dos setores de Superintendência de Assistência à Saúde, Supervisão de Assistência Religiosa, Supervisão de Assistência Psicossocial, e da Força Estadual de Saúde do Maranhão (Fesma).
Comentários
Comentários
[/bloqueador2]